TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO ESPORTE

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        PSICOLOGIA DO ESPORTE        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1.        COMO ATUAM ESTES PROFISSIONAIS        4

2.2.        ENTREVISTA        5

3.        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1.  INTRODUÇÃO
  1.  PSICOLOGIA DO ESPORTE

A Psicologia do esporte vem se somar à Antropologia, Filosofia e Sociologia do esporte compondo as chamadas ciências do esporte.

É a ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico.

objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento tendo como foco 4 aspectos de trabalho com atletas, que são: Planejamento, Cinestesia, Concentração e Suporte Emocional. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte.  As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos,  os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Em algumas vezes o trabalho da psicologia esportiva torna-se similar ao da clínica, porém os objetivos são totalmente distintos, não se transporta o divã para a prática esportiva, nesta prática procura-se desenvolver as habilidades psicológicas para um bom desempenho.

As demandas psicológicas esportivas são inegáveis. Muitos atletas acabam sucumbindo diante de dificuldades que poderiam ser minimizadas caso houvesse um maior interesse de treinadores e dirigentes na contratação de psicólogos esportivos.

  1.  DESENVOLVIMENTO
  1. COMO ATUAM ESTES PROFISSIONAIS

Foi na década de XX, de acordo com Machado (1997) que encontramos os primeiros relatos em referência a Psicologia do esporte, que seriam as publicações de Schulte (Corpo e Alma no desporto: uma introdução à psicologia do treinamento) e de Griffith (Psicologia do treinamento e psicologia do atletismo) vindo este, a fundar o primeiro laboratório de pesquisa aplicada ao esporte nos Estados Unidos. Enquanto no Ocidente muito tempo se passou até que se estudasse e pesquisasse nesta área, existem relatos de que na antiga União Soviética técnicas eram desenvolvidas para somente incrementar o desenvolvimento e o rendimento dos atletas. Durante os anos 60 a psicologia do esporte vive uma grande fase com as produções e a relação com Cratty, Oxedine, Solvenko, Tutko, Olgivie, Singer e Antonelli que marcaram este campo de atuação com as contribuições voltadas para a psicologia social na atividade física e esporte, culminando em várias publicações que influenciam até os dias de hoje (Wiggins 1984, Willians et al,1991).

Quando citamos que não se traz o divã para psicologia do esporte, estamos ressaltando uma problemática de legalização da profissão e a busca por objetivos diferentes da clínica, até por conta da dificuldade de construção e definição do papel profissional deste que vem atuando em um campo marcado pelo empirismo, encontramos também além dos psicólogos atuando nesta área, profissionais da educação física, médicos fisiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e etc.

No campo de atuação encontramos psicólogos do esporte especialista em psicodiagnóstico – faz uso de instrumentos para avaliar potencial e deficiências em atletas, o conselheiro- atua apoiando e intervindo junto aos atletas e comissão técnica no sentido de lidar com questões coletivas ou individuais no grupo; o consultor – busca avaliar estratégias e programas estabilizados, otimizando o rendimento ; o cientista – produz e transmite conhecimento da área e para a área;  o analista – avalia condições do treinamento esportivo , fazendo intermediação entre o atleta e a comissão técnica e o otimizador – com base numa avaliação do evento esportivo busca organizar programas que aumentem potencial de performance.

Segundo Rioux & Chappuis (1979) toda equipe esportiva se apresenta como paradigma da vida humana, distribuída em minis sociedades e no papel de mediador das relações humanas, dos ajustes dos aspectos táticos e técnicos e dos determinantes biológicos é que encontramos a atuação do psicólogo do esporte.

  1. ENTREVISTA

Nome: Fernanda Tartalha do Nascimento

CRP: 06/107599

- O que é Psicologia Esportiva?

Psicologia Esportiva é uma ciência interdisciplinar, sendo ao mesmo tempo uma subárea da Psicologia e das Ciências do Esporte. Essa ciência busca estudar tanto a influência da prática esportiva sobre os aspectos psicológicos quanto a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho esportivo. Além disso os profissionais dessa área buscam aplicar esses conhecimentos de forma a possibilitar maior bem-estar e desempenho dos indivíduos.  

- O que faz um Psicólogo do Esporte? 

O psicólogo do esporte pode atuar na pesquisa, no ensino ou na intervenção. Os profissionais que se dedicam a pesquisa buscam entender as relações entre o esporte e os aspectos psicológicos, construindo o conhecimento da área. Outros profissionais trabalham transmitindo esse conhecimento da área e existem também aqueles que trabalham intervindo diretamente com os atletas/praticantes de atividade física, utilizando instrumentos e técnicas que visam desenvolver as habilidades psicológicas desses indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com