TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia e Educação

Nome: Agatha Cristine de Souza                         RGM: 17475767

ZENDRON, A. B. F; KRAVCHYCHYN, A; FORTKAMP, E. H. T; VIEIRA, M. L. Psicologia e Educação Infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200012. Acesso: 18 set. 2019.

O artigo nos apresenta uma perspectiva sobre Psicologia Escolar nos dias atuais, onde o papel do psicólogo é promover reflexões diante das queixas apresentadas, levando em consideração as relações no cotidiano escolar, o contexto familiar e social em que a criança esta inserida e o seu desenvolvimento.

As estagiárias desenvolveram a intervenção baseada na perspectiva mencionada anteriormente, no primeiro momento constitui-se em criar uma aproximação com a equipe docente, participando desde a preparação do acolhimento das crianças até a formulação do Projeto Político Pedagógico, com essa interação foi possível aprofundar o conhecimento sobre a psicologia escolar e o contexto pedagógico, despertando uma reflexão sobre os papeis que cada um exerce. Após esse processo as estagiárias realizavam atendimentos frequentes com os familiares das crianças, se colocando a disposição pra conversar sobre o desenvolvimento das mesmas, deixando claro que a proposta da psicologia escolar é o de acompanhar o desenvolvimento infantil atendendo a demanda específica do cotidiano escolar e que havendo interesse para uma psicoterapia, elas poderiam indicar locais externos apropriados.

Outra intervenção realizada na instituição foi no auxilio da adaptação/ reinserção dos bebes recém-chegados. Nesse momento várias atividades foram propostas como: o diálogo com os professores para entender suas condutas pedagógicas e seus questionamentos sobre a adaptação/reinserção e um espaço de escuta e acolhida das angústias dos pais em relação à separação dos filhos.  

Entendendo a importância do desenvolvimento infantil no que se refere ao cognitivo e as emoções, as estagiárias realizaram uma intervenção denominada “Projeto Penal”, que é constituído por 4 etapas em 4 dias diferentes, tendo como objetivo preparar psicologicamente e cognitivamente as crianças, para realizarem a transição do espaço de  educação infantil e a aproximação com a escola fundamental. A primeira etapa foi avaliado o conhecimento (crenças, mitos) que a criança tinha sobre o ensino fundamental.  A segunda etapa constitui visitar uma escola de ensino fundamental (desmitificando qualquer receio). Na terceira etapa, construíram um penal (estojo) com o objetivo de fazer concretamente algo relacionado à transição. Na quarta etapa ocorreu a entrega dos penais, levando a reflexão do coletivo para o individual.

Nesse projeto foram realizados dois processos específicos relacionado com a aprendizagem: a estimulação da fala na quais ações como entrevista com os familiares para entender como é as relações dos pais e filhos, a confecção da cartilha com o intuito de conscientizar os familiares sobre as dificuldades, marcando uma reunião para responder as dúvidas e os anseios das mães, e as intervenções individuais de algumas crianças com déficit na fala e desenvolvimento abaixo do esperado para sua idade.

Referente ao trabalho realizado na instituição alguma spontos foram propostas pelas  etagiarias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com