TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  22/11/2017  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Integrada de Santa Maria

Curso de Graduação em Psicologia

Camila Tamara, Daniela Pereira, Larissa Fontana

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR.

Santa Maria

2017


  1. INTRODUÇÃO

O processo de avaliação psicológica no contexto brasileiro é de realização exclusiva do psicólogo, determinada pela lei 4.119, de 1962, que regulamenta a profissão. Esse processo corresponde à coleta de dados, interpretações de informações por meio de teorias com embasamento técnico, métodos e instrumentos psicológicos e tem como finalidade alcançar um conhecimento maior acerca do indivíduo e do contexto onde vive, buscando, assim, auxiliar na tomada de decisões. (WECHSLER, 1999).

O contexto escolar é um ambiente muito amplo para o trabalho do psicólogo. A partir de uma abordagem institucional, o psicólogo escolar pode assimilar e intervir nas relações entre todos os componentes do ambiente escolar, dessa forma, auxiliando na compreensão e na condução de situações, sejam elas de envolvimento do corpo docente ou discente, além de ajudar na composição do projeto pedagógico da escola. Entre os mecanismos que o psicólogo pode utilizar nesse contexto, existe a Avaliação Psicológica, utilizada para auxiliar no entendimento, orientação, manuseio e encaminhamento dos indivíduos avaliados, se houver necessidade. (GONZATTI et al, 2011).

Diante disso, iremos fazer uma exposição mais detalhada sobre o processo de avaliação psicológica dentro da escola, a forma como é realizada, os testes que podem ser utilizados e as informações que convém informar a escola e as que são de acesso exclusivo do indivíduo avaliado ou de sua família.


REFERÊNCIAS

GONZATTI; Valéria, COUREL; Simone Fragoso, SUSIN; Marlete. OLIVEIRA; Íria Jacoby de. Avaliação Psicológica no contexto escolar. 2011. Revista Entre Linhas. Conselho Regional de Psicologia, abril, n. 55, p.10. Porto Alegre.

WECHSLER, Solange M. Guia de procedimentos éticos para a avaliação psicológica. 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com