TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática da Psicologia Hospitalar na Santa Casa de São Paulo

Por:   •  9/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Complementar

UNIP-2020

Análise de Livros

A Prática da Psicologia Hospitalar na Santa Casa de São Paulo

Autor: Wilze Laura BruscatoCarmen BenedettiSandra Ribeiro de Almeida Lopes

Curso: Psicologia

Nome: Márcio Luiz Momi – Ra: D89642-3

O início do hospital Santa Casa foi instituído em Portugal, em 1480, pela rainha Leonor de Lancaster, tendo como principal objetivo a prática de obras de caridade em quatro grandes áreas:

Tratar os enfermos, particionar os órfãos, socorrer os necessitados e ampara os órfãos.

Ela é ao lado da igreja católica, da coroa britânica e da casa imperial do Japão, uma das mais antigas instituições do mundo.

No Brasil, a primeira Santa Casa foi fundada por Brás Cubas, no ano de 1543, na capitania de são Vicente, hoje Santa Casa de Santos.

A confraria da misericórdia de são Paulo dos campos de Piratininga foi criada por volta de 1560 e esteve alojada sucessivamente no pátio do colégio, nos largos da gloria e da Misericórdia.

Hoje o Hospital Central da Irmandade se localiza em São Paulo no Bairro da Santa Cecilia

Do ponto de vista Jurídico, a irmandade da Santa Casa de são Paulo e uma entidade privada e filantrópica, composta por nove entidade hospitalares, tendo o hospital central, a tradicional Santa casa, como referência.

 

É um dos complexo maiores complexos para assistência à saúde do país.

 

Assim de acordo com regimento dessa instituição e junto dos demais órgãos dessa irmandade o desenvolvimento de atividades assistências, de ensino e investigações científica e a contribuições para aperfeiçoamento dos padrões profissionais éticos e científicos da psicologia da saúde.

 

Os notáveis avanços da medicina nas últimas décadas marcados pela alta sofisticação das técnicas de diagnósticos e de tratamento, possibilitam uma inegável melhoria da qualidade de vida do doente e contribuíram para modificar a relação do homem com seu corpo e com sua vida.

Apesar disso o hospital ainda é uma instituição marcada por uma situação extremas, por sofrimento, por dor e pela luta constante entre a vida e morte, e no adoecimento se potencializam angústias, medos, inseguranças raivas revoltas, não só para os doentes e familiares, mas também pelos profissionais da saúde.

 

Para lidar com essa dimensão cognitiva /afetiva/emocional, a psicologia hospitalar é a especialidade da psicologia que disponibiliza para doentes, familiares e profissionais de equipe de saúde, o saber psicológico. Assim diante do acelerado processo de desenvolvimento tecnológico, da área de reconhecimento saber científico, a psicologia Hospitalar.

 

A História da Psicologia Hospitalar remonta 1818, no EUA.

No brasil começa na década de 30, são fundadas em são Paulo os primeiros serviços de Higiene mental, como propostas alternativas a internação psiquiátrica, e o psicólogo inaugura, inicialmente junto a psiquiatria seu exercício profissional na instituição de saúde.

Atualmente tramita no Senado Federal, o projeto de lei, que torna obrigatório a presença do psicólogo hospitalar nos serviços de saúde pública e privada, no sentido de promover o alívio do sofrimento do enfermo.

O Mistério da saúde já tem formalizado, a inclusão do psicólogo nas unidades de terapia intensiva, nos atendimentos de gestantes de alto risco e nas equipes de transplantes de órgãos.

 

Os Principais Objetivos do Psicólogo Hospitalar.

 

  • Desenvolvimento de atividades assistenciais, de ensino e investigação cientifica.
  • Contribuir para aperfeiçoamento dos padrões profissionais, éticos.
  • Desenvolver um modelo de atuação abrangente associado prática de outros profissionais, nume sistema multidisciplinar.
  • Prestar serviço psicodiagnósticos, de orientação e psicoterapêutico para diferentes departamentos ou para outros serviços da irmandade.
  • Identificar e analisar as necessidades de natureza psicológica dos pacientes encaminhando aos serviços avaliando suas condições psicológicas nos seus aspectos emocionais, cognitivos, seus comportamentos, sua personalidade, e limitações
  • Prestar assistência psicológica ao paciente e familiares nos aspectos envolvidos na ativação, manutenção ou piora dos sintomas ou repercussão emocional que situação clínica possa ter causado.
  • Elaborar, com base na literatura cientifica programas adequados de intervenção eficaz e eficiente, adequados as necessidades do paciente.
  • Auxiliar equipe no manejo do paciente esclarecendo sobre as condições psicológicas do mesmo e sobre os aspectos psicológicos.
  • Realizar trabalhos interventivos e preventivos, juntos a equipes multidisciplinares.
  • Elaborar e realizar cursos de especialização em psicologia hospitalar, com finalidade de formar multidisciplinar desse modelo de atuação
  • Despertar o interesse pela formulação d questões de investigações no campo da psicologia da saúde, vinculando decisões.
  • Produzir conhecimento realizando pesquisas relacionados a psicologia hospitalar.
  • Elaborar participar e divulgar eventos relacionados a práticas da psicologia hospitalar nessa instituição.
  • Buscar sobretudo através de todas as atividades realizadas, elevar e dignificar sempre mais o nome de nossa instituição.

Obedecendo a essas propostas, esses serviços se organizou em setores que atendam e cumpram diversas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (395.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com