TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comunitaria

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE ENSINO

CURSO: Psicologia

SÉRIE: 5º Semestre

DISCIPLINA: Psicologia Comunitária

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas

I. EMENTA

Estabelecer histórica e criticamente o campo de pesquisa e intervenção da Psicologia Comunitária no Brasil e na América Latina. Discussão da literatura recente e da avaliação de projetos sociais, e sua interface com as PNAS.

II. OBJETIVOS GERAIS

Identificação e discriminação dos fundamentos e das práticas de investigação e intervenção social psicológica no campo da Psicologia Comunitária.

Avaliação das práticas de intervenção realizadas no campo das Políticas Públicas de Assistência Social de acordo com os pressupostos epistemológicos, metodológicos e políticos das tradições brasileira e latino-americana de Psicologia Comunitária.

Reconhecimento da função técnica e política da ação do psicólogo no âmbito das Políticas Públicas de Assistência Social.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:

  • Apreender circunstâncias e dinâmicas grupais e institucionais através de práticas de observação.
  • Trabalhar em grupo, destacando os elementos de divisão de funções, organização, responsabilidade, tolerância e integração, na perspectiva de uma prática participativa e colaborativa.
  • Localizar informações bibliográficas em bancos de dados, livros, periódicos e manuais técnicos através dos meios convencionais e de sítios na Internet.
  • Discriminar a qualidade e a seriedade científicas destas fontes de informação.
  • Interpretar informações científicas na tradição da psicologia comunitária do Brasil e latino americana, explicitando e justificando os critérios utilizados para estas tarefas.
  • Elaborar relatórios de observação.
  • Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.

IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I: Psicologia Comunitária no Brasil e na América Latina

  1. Histórico
  2. Psicologia Social Comunitária
  3. Conceito de comunidade
  4. Experiências brasileiras e latino-americanas

Unidade II: A prática no campo: conhecendo e se fazendo conhecer

  1.  A entrada na instituição e na comunidade
  2.  Entrevista como instrumento para conhecer
  3.  Conhecer pela observação

Unidade III: Fundamentos teóricos e políticos da ação transformadora

  1. Práticas libertadoras
  2. Conscientização
  3. Fortalecimento
  4. Práticas psicossociais

Unidade IV: O Psicólogo na Assistência Social

  1. Retomando: Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
  2. Psicologia e os desafios do desenvolvimento social
  3. O psicólogo (comunitário) na Assistência Social

V. ESTRATÉGIA DE TRABALHO

  • O curso será ministrado por meio de aulas expositivas dialogadas, isto é, o professor expõe os temas/conceitos/exemplos discutindo-os com os alunos. Para isto utiliza, além da exposição convencional em sala de aula, recursos que facilitem, motivem e envolvam os alunos, como filmes, animações, obras de arte, propagandas, textos de revistas e jornais diários.
  • Supervisão e orientação de levantamento bibliográfico temático e de visitas técnicas a Projetos Sociais conduzidos por instituições públicas ou privadas que atendem populações em situação de vulnerabilidade social na área de assistência social para conhecer e avaliar a ação institucional do psicólogo nestes cenários, tendo em vista as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.
  • Para as visitas técnicas, os alunos, divididos em grupos de 5 participantes, deverão fazer ao menos 2 (duas) visitas às Instituições/Projetos Sociais entre os diferentes equipamentos que atuam neste setor de acordo com as especificidades regionais e caracterísiticas das demandas de proteção social básica ou especial (CRAS, CREAS, SASF, Abrigos, Albergues, Centros de Acolhimento, Centros de Crianças e Adolescentes, Centros de Convivência para Idosos, serviços de atenção à crianças, adolescentes, homens e mulheres, jovens em liberdade assistida, ações realizadas junto a comunidades por ONGs, etc.) A tarefa dos alunos consiste em: conhecer a instituição e sua prática em loco através de observação direta (sem intervenção) e entrevistar gestores e/ou psicólogos sobre a presença da psicologia nesta prática. A partir desta tarefa os alunos deverão gerar relatórios utilizados pelo professor para avaliação da tarefa em grupo do 1º bimestre.  
  • No 2º bimestre, cada um dos grupos ficará responável por um seminário para apresentação e discussão das visitas técnicas e das entrevistas. Sugestão: as apresentações devem ser objetivas (powerpoint) e resumir o que foi apreendido pelos grupos, permitindo um tempo maior para a discussão
  • Fechamento do tema, pelo professor, nos últimos 20 minutos de cada aula, por meio de exposição dialogada, para assinalamento dos principais aspectos abordados em aula, relacionando-os às leituras e às tarefas preparatórias realizadas pelos alunos.

ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser utilizados pelo aluno como material adicional aos seus estudos. Os professores devem informar os alunos a respeito disso.

VI. AVALIAÇÃO

Primeiro Bimestre: NP1:

(A1): uma prova escrita individual. As provas terão no mínimo dez questões, incluindo questões objetivas (40%) com ou sem justificativa e questões discursivas (60%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com