TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia d a Saude

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia d a Saude.

O presente artigo é resultado das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado da Ênfase II, do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Rede de Atenção a Saúde (RAS) em Santo Antônio de Jesus tendo como enfoque a construção de Projetos terapêuticos singulares para usuários do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida em um trabalho multidisciplinar com profissionais do CAPS II e profissionais do NASF, durante o período de Maio de 2017 a Março de 2018.

A portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um documento que elucida as diretrizes para a estruturação da (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RAS tem como objetivo principal promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde oferecendo atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada. Deste modo, mediante a necessidade de superar a intensa fragmentação das ações e serviços de saúde e qualificar a gestão do cuidado no contexto atual, a organização da RAS tem a Atenção Primária a Saúde (APS) como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede8.

De acordo com Oliveira e Pereira (2013), a APS apresenta dois aspectos distintos e interdependentes sendo uma estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, nos quais representa o primeiro nível de atenção, e também um modelo de mudança da prática clínico-assistencial dos profissionais de saúde. Desta forma, a APS se configura como um eixo de grande relevância na Rede, pois além de ser a porta de entrada do usuário do SUS organiza o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.

Neste contexto, para compreender o funcionamento da Atenção Primária a Saúde, faz-se necessário destacar o papel fundamental da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ESF surge a partir, das novas exigências advindas com o processo de implantação do SUS e, da necessidade de uma nova abordagem de atendimento, tendo como premissas fundamentais: o trabalho em equipe e a família como unidade de cuidado. Sendo assim, para além de um trabalho técnico hierarquizado, é preconizado um trabalho com interação social entre os trabalhadores, com maior horizontalidade e flexibilidade dos diferentes saberes e poderes. (Barros e Otoni, 2014)

Destarte, os autores elucidam que, por ter a família como foco central para assistência, a ESF desenvolve seu trabalho entendendo e percebendo cada família cuidada, identificando suas forças, dificuldades e esforços para partilhar responsabilidades, o que possibilita à equipe de profissionais da saúde a compreensão abrangente do processo saúde-doença e o entendimento de que a intervenção deve ir além de práticas curativas.

Com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, foram criados os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com