TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  19/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

TÍTULO: Observação da criança no ambiente escolar e suas características de desenvolvimento

ALUNA: Anna suely Rabello

MATRÍCULA:

Cabo Frio -RJ

3 de maio de 2020.

 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao curso EAD de Formação Pedagógica em História da Universidade Estácio de Sá, para prática como componente curricular na disciplina de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Objetivos

  • O presente trabalho tem como objetivo Identificar as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social de uma criança de 5 anos do sexo masculino.
  • Pretende também através da observação desta criança por alguns dias em período escolar e na sua rotina em casa desenvolver um relatório para entender como essas características influenciam o desenvolvimento da aprendizagem nesses sujeitos.
  • Relacionar teoria e prática para entender os fenômenos observados.

Introdução

 A psicologia do desenvolvimento é uma área de extrema importância para os docentes, uma vez que através da compreensão da criança podemos entender melhor o seu mundo, compreendendo assim a melhor forma de ajudá-las em suas vidas acadêmicas e até mesmo detectar alguns distúrbios de aprendizagem.

 Em cada etapa de suas vidas as crianças mudam suas características físicas, cognitivas, emocionais e até sociais, sendo assim, existem algumas teorias conceituadas acerca do desenvolvimento infantil e das etapas que a criança passa ao se desenvolver.

 O objetivo do presente trabalho é apresentar as observações feitas por mim durante alguns dias das características de uma criança de 5 anos, no estagio pré operatório segundo Piaget, e compreender através da pesquisa o desenvolvimento infantil e suas etapas, visando identificar as características fisico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social da respectiva criança. Assim aperfeiçoando o conhecimento adquirido em sala de aula na disciplina de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Procedimentos metodológicos

 Este relatório trata-se de um estudo de caso, por meio da observação da rotina diária de uma criança de 5 anos do sexo masculino. O estudo foi desenvolvido na casa da criança em questão, sendo esta observada durante 3 dias por algumas horas. Foi observada sua rotina matinal, seus hábitos alimentares, suas brincadeiras, sua vestimenta e sua rotina de estudos.

 Para comparação dos resultados, foi realizada uma busca de artigos e livros da área para possibilitar um aprofundamento e atualização dos conhecimentos sobre o tema.

Relatório de observação 

Nome: Arthur

Idade: 5 anos

Datas: 23/4, 24/4, 25/4

Primeiro dia de observação

 Dei início ao projeto às 7:00 horas quando Arthur ainda encontrava-se dormindo. Às 7:15 foi acordado pela mãe, Arthur já levantou correndo e querendo brincar de super herói. Tomou seu café da manhã sem reclamar, porém ele que decidiu o que comeria. Na hora de se vestir Arthur negou as escolhas da mãe, não aceitou nem ao menos o sapato que ela havia escolhido, fez suas escolhas sozinho e optou por uma roupa do homem-aranha. O dia passou com muitas brincadeiras, na grande maioria de faz de contas e bastante desordenadas, onde ele era o herói e salvava todo mundo dos grandes vilões, também foi policial e bombeiro. Na hora que foi chamado para estudar mostrou bastante impaciência, não queria ficar sentado na cadeira, não queria se concentrar e nem realizar os exercícios propostos pela mãe.

Segundo dia de observação

 Iniciei o dia às 8:30, com Arthur já acordado e com muita disposição. Sua mãe sugeriu uma brincadeira de Banco imobiliário, onde Arthur seguiu as regras do jogo muito bem, porém no fim do jogo quando percebeu que perderia inventou novas regras para o jogo, favorecendo-se e se dizendo o vencedor. Arthur mostra preferência pelas brincadeiras que envolvem corrida e atividades físicas, mas consegue se distrair bem com jogos que envolvem construção. Após um dia inteiro de brincadeiras a mãe de Arthur disse que era hora de parar e se concentrar em outra coisa, porém este não aceitou muito e ficou vários minutos contra argumentando e dando motivos pelos quais deveriam continuar a brincar. No fim do dia Arthur encontrou um álbum de fotos do casamento de sua mãe com seu pai e chorou copiosamente ao entender que sua mãe e seu pai eram casados, disse que pretendia casar com a mãe quando estivesse crescido e que não era justo ela já ser casada. Arthur defende seus argumentos com bastante eloquência e tem um vocabulário bem extenso.

Terceiro dia de observação

 Iniciei a observação as 7:15 e reparei que Arthur ainda estava bastante magoado com sua mãe. Após algumas horas seus dois primos com idades respectivas de 8 e 9 anos ambos do sexo masculino chegaram para brincar. Todos brincaram em grupo por horas onde a cada momento um sugeria uma brincadeira diferente onde era alegremente acatado pelos demais. Arthur brinca muito bem em grupo, foi seu momento de maior felicidade nesses dias de observação. As brincadeiras foram bastante variadas, iniciando com lego e terminando com pega-pega. Quando seus primos foram embora Arthur protestou bastante e ficou de mau humor.

Apresentação e Análise dos resultados

 Em cada idade a criança apresenta características emocionais, físicas, sociais e intelectuais diferentes. Segundo Jean Piaget a criança nos 5 anos de idade está passando pelo estagio pré operatório, onde já faz uso do símbolo e tem um vocabulário um pouco mais extenso, podendo utilizar frases completas. Ao observar Arthur pude notar o quanto seu vocabulário é extenso e como ele é capaz de defender seus argumentos e pontos de vista sem nenhum problema, correspondendo assim com as pesquisas quanto a sua faixa etária. Para Bock, teixeira e Furtado nesta idade o aperfeiçoamento da linguagem é demasiadamente importante, uma vez que acarretaria modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com