TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Esporte

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia do esporte.

É interessante observar que o fator político exerceu uma grande influência sobre o esporte e consequentemente, o surgimento da psicologia do esporte. No passado, o mundo dividido entre capitalistas e comunistas, percebeu-se a grande importância do esporte, como área de enorme interesse popular.

No Leste Europeu, foi feita uma “convocação”, já que era de regime totalitário, para que os atletas fossem melhor assistidos. Daí o surgimento da psicologia do esporte.

No brasil, esta área de atuação da psicologia é bem recente. Basta dizer que o interesse da psicologia no campo do esporte, foi buscar conhecimento em Cuba, que por tabela, a psicologia do esporte no Brasil, tem uma influência indireta ( via Cuba), da URSS, atual Rússia.

No momento de grandes competições, os atletas sentem-se pressionados, angustiados, com exigências de resultados, rendimentos, tanto por parte dos clubes, bem como por parte dos adeptos, torcedores, investidores, meios de comunicação etc.

Quando o atleta é lesionado, é de fundamental importância um certo acompanhamento psicológico, para que ele venha sentir-se seguro e confiante em seu próprio corpo, talento, aptidão, comportamento, e reabilitação, readaptação, reintegração e entrosamento com a equipe e a torcida.

No brasil, como o esporte tem sido a bola da vez, onde há um alto investimento, envolvendo mídia, empresários, torcedores e governos, os entes envolvidos no assunto, necessitam de um maior respaldo teórico e prático. Daí a necessidade do profissional da psicologia.

Da mesma forma, o psicólogo necessita ser alguém com um bom conhecimento da área dos esportes e concretamente, no qual pretende atuar, conhecimento da fisiologia e neurologia humana. É também preciso que esse profissional tenha noções de educação física. Muitas que vêm o psicólogo atuando junto aos atletas, chamam de psicologia clínica do esporte. Pois o trabalho desse profissional vai além de aplicação de técnicas, faz necessário que ele conheça a realidade do atleta, tudo que está acontecendo com ele e em seu entorno, por que tudo isto implica numa coisa que se chama resultado. Através dessa relação com o atleta, consegue-se mudança de comportamento.

Existe a psicologia do esporte de alto rendimento é a psicologia da atividade física. Seu objetivo é superar sua própria marca, superar os adversários. O esporte de alta performance, não necessariamente é um lugar de bem-estar.

O exercício da atividade física tem como objetivo promover o bem-estar. A psicologia dentro da academia lida com pessoas que têm dificuldade de perder peso, adquirir novos hábitos alimentares, fugirem do sedentarismo... neste caso, ajudará as pessoas a se conscientizarem dessa realidade.

O psicólogo trabalha com os atletas, de forma a conhece-los de desvendar alguns mitos, de que esse profissional faz as coisas acontecerem de uma noite para o dia....

Pode se dizer que a psicologia transforma o esporte e o esporte transforma a psicologia. As coisas acontecem ali mesmo, é instantâneo e exige presença de espirito e vivacidade.

Podemos diferenciar a psicologia do esporte e psicologia no esporte. A psicologia do esporte um campo de atribuição é especifica do psicólogo e tem suas regras próprias e é definida pelo conselho federal de psicologia.   Já a psicologia no esporte, é aplicado por diversos profissionais e não é um campo específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com