TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Esporte

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ELAINE TEIXEIRA DA SILVA RA:125111368936

ISABELLE RIBEIRO RA:125111348465

 JULIANA CORINA SANTANA LIMA RA:125111349639

KATHLEEN DE OLIVEIRA ANDRÉ CAMILO RA: 125111369593

 YASMIN MARTINS RA: 125111353536

 Psicologia do Esporte

SÃO PAULO – SP 2022

A Psicologia do Esporte

 O início do estudo da psicologia com o esporte deu no final do século XIX e início do século XX, quando alguns estudiosos resolveram pesquisar os efeitos dos aspectos psicofisiológicos sobre as atividades físicas e esportivas, sendo Coleman Griffith apontado como aquele que realmente deu a partida na Psicologia do Esporte norte-americana, destacando-se entre os trabalhos que escreveu o estudo "Psicologia de Atletas" (1928). Durante os anos 60 a Psicologia do Esporte acalcou mais contribuição com outros pesquisadores que integrou a psicologia social com o esporte, aparecendo ao longo do período associações como ISSP E NASPSPA com estudos na atuação na aprendizagem e na psicologia do esporte. (SOUZA et al 2016)

   A Psicologia do esporte é a ciência do treinamento esportivo que tem proporcionado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes. Existem vários fatores que influenciam os significativos resultados que acontecem no mundo esportivo tanto a saúde mental, quanto a física. (FRADES et al 2020)

   Conforme relatado no artigo os atletas são negligentes por não darem atenção a treinos preventivos às lesões como, mobilidade, fortalecimento e alongamentos e não cuidar da saúde mental abalada, e quando ocorrem as lesões por estarem despreparados psicologicamente, acabam escondendo micro lesões que podem se tornar uma lesão mais grave. (FRADES et al 2020)

   Em cada campo do esporte, existe como qualquer outro trabalho o dinheiro em questão, em que esses atletas ao sofrer alguma lesão é uma perda de dinheiro. Diante disso tais cobranças e perdas, podem acarretar em algumas doenças psicológicas como a depressão quem vem sendo causada pela personalidade do atleta, ansiedade, baixa autoestima, fracasso, lesão física, mudanças de comportamento, autocobranças, problemas afetivos, perda de prestígio ou da posição de titular, baixo rendimento e outros. (FRADES et al 2020)

   Observamos que esses problemas acontecem devido ao emocional do atleta, ocasionando em um afastamento no esporte, que pode trazer dificuldades em atingir novamente seu rendimento anterior. Em casos mais graves como lesão e ou cirurgia muitos desanimam, param de treinar por não conseguir atingir seu condicionamento. Trazendo à tona depressão, ansiedade a esses atletas. (FRADES et al 2020)

    Além disso, quando bem trabalhado, o modelo interdisciplinar facilita a formação de vínculos de confiança dos atletas e dos demais membros da comissão com o psicólogo, o que acelera o recebimento de demandas e suas resoluções.

Áreas de atuação da Psicologia do Esporte

   O esporte de rendimento que busca a otimização da performance numa estrutura formal e institucionalizada. Nessa estrutura o psicólogo atua analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo.

    O esporte escolar que tem por objetivo a formação, norteada por princípios socioeducativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. Neste caso, o psicólogo busca compreender e analisar os processos de ensino, educação e socialização inerentes ao esporte e seu reflexo no processo de formação e desenvolvimento da criança, jovem ou adulto praticante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com