TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia no Brasil

Por:   •  23/4/2020  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

OS Curumins e viviam de maneira desconhecida até que em 1500 Portugal na busca de territórios expansão de colônias, os encontrou e durante três séculos, exerceu domínio sobre maior parte da América, tendo assim uma mudança significativa destes e futuros indivíduos.

Os portugueses, utilizaram das capitanias hereditárias que geraram grandes riquezas, não só materiais como conhecimento psicológico, visto que neste período os Jesuítas, criam escolas, ensinaram catequese ( idéias de psicologias) para o curumim, tendo como foco principal o entendimento sobre o homem, tal conhecimento psicológico, são obtidos através da observação atenta curumins, que ocorrem por meio da pregação, sendo acessível somente aos eruditos os professores.

Com a chegada da família real em 1808, pela necessidade, foram desenvolvidas, instituições nível superior, que até então só foi possível por conta de rebeliões políticos, ainda literária, no século XIX, do por conta da civilizatórias trazida pela corte o estado imperial então se consolidada. Neste período modelo de sociedade arcádia, as palavras de ordem: abolição república e democracia, eram falada pelo pequeno grupo de letrados que eram interessados pela ideia de ciência.

Essa nova ciência é uma construção médica, principalmente dos filhos de latifúndio, que traziam novas ideias de seus estudos na França, a aplicavam tanto na Revolução do materialismo e também da psicologia. A Geração 70 vivência o entusiasmo pela ciência progresso, evolução, pela mudança. Neste contexto o catolicismo foi substituído pelo científico. Logo após a chegada de Dom João cria a Faculdade de Medicina(1832), onde em 1841 Antônio Pereira Colômbia no final do século XVII procura estabelecer a localização cerebral; sua proeminência revela na forma exterior do crânio, e os movimentos das ideias psicológicas foram sendo surgidos, e o que até então era um discurso apenas religioso coloquial passa a ser discutido pela ciência, trazendo tal conhecimento para medicina; tendo influência dos Europa, Estados Unidos sobre o conhecimento psicológico desenvolvido, e também Psicologia alemã.

Sendo assim a medicina estava ainda está sobre a psicologia. Surgir então os atos psíquicos Henrique Dias, sendo o primeiro trabalho de Psicologia experimental realizado e publicado no Brasil, benefício não só por psicólogos, mas por outras áreas como educação, física e outros. Ficou sob a responsabilidade médicos que estudarem e repassar esses conhecimentos, em um pais ate então agrário escravista, governo bem diferente da Europa. Os intelectuais da Primeira República os médicos literários, encontram, enormes desafios um deles era enfrentar uma população brasileira vivendo alfabetismo(65%) no princípio do século XX, assim a elite se dedicou a educação, acreditavam que alfabetização facilitaria no sentido arcaico artificial baseado no coração e os castigos físicos, desta forma surgir primeiro Museu pedagógico, desenvolvido por Benjamim Constant, mas tarde liderado Manoel Bomfim sendo reconhecido por criar o primeiro laboratório de psicologia em 1906.

Com a criação mas tarde Brasileira de higiene mental criado no Rio de Janeiro em 1923, com vários destaques da Elite médica intelectual, este movimento ficouconhecido como movimento higienista que tinha como objetivo caracterizar missionário progressivos na melhoria de condições de vida das camadas mais pobres da população, tendo grande importância na produção e circulação do conhecimento da psicologia, uma delas são as teses, já existente na Europa, contudo chegou no Brasil nos anos 20 e 30. Os arquivos encontrados, são úteis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com