TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia no Brasil

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

                 Psicologia no brasil

A psicologia no brasil e o seu desenvolvimento em sua historia uma renomada psicologa Ana Mercês Bahia Bock, Doutora em PsicologiaSocial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona e desenvolve pesquisas, com ênfase em Psicologia sociohistórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, educação, Psicologia sociohistórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social e é, atualmente, secretaria executiva da Uniãono começo Latino-americana de Entidades de Psicologia. Segundo a psicologa Ana bock a profiçao pode ser sintetizada como o de profiçao comprometida com interesses da elite brasileira. Que de certa forma , é responsavel pelo ingresso e o desenvolvimento ta psicologia no brasil e no começo da institucionalizaçao da profissao no pais um compromisso quase que exclusivo com a elite brasileira.

A Lei n° 4.119/62, que regulamenta a profissão no Brasil, foi como uma certidão de nascimento antes que o bebê tivesse nascido,neste periodo os psicoligos desta época nao havia nenhuma condiçao social para o reconhecimento oficial , legal de uma profissao de psicólogo.

Entretanto os mesmos nao gostaram do projeto de lei feito a eles no qual foramchamados para opinar e trabalharam para modificar e produzir emendas. Os anos 70 e 80 foram fundamentais para a mudança de rumo da profissão no pais onde psicologos entrevistavam operarios que de classes pobres e eles nunca ouviram falar ou se querem sabiam o que era um psicologo ou seja na aquela época eles se preocupavam em saber aprertar um parafuso do que desenhar uma arvore relata um operario entrevistado.

Encontra-se, na história da profissão no País, pessoas que buscavam

outras formas e outros compromissos para a Psicologia. Os psicólogos, quando entravam na saúde pública e levavam o modelo de trabalho que estavam acostumados a utilizar com a elite, encontravam dificuldades muito grandes para exercer esse trabalho, porque as técnicas e as ferramentas eram todas intelectualizadas, os recursos de linguagem sofisticados, e não serviam para a maioria da população.

Entre os anos 70 , 80 , 90  aconteceu muita coisa en relacai a ditadura o surgimento da liderançado lula e perseguiçao aos intelectuais e a abertura de mais universidades e cadastro de mais psicologos pelo pais sendo que a concentraçao maior esta na regiao sudeste e negociantes investindo na educaçao. Quando surge a entrada de psicologos na are a da saude ao mesmo tempo a psicologia comunitaria onde eles vão para a s favelas na comunidades associações de bairro, nas creches, junto com as mães no mivimento de creche nas entidades sindicais.

Atendendo a demanda o distaciamento teorico com a técnica  Por quê? Essa é justamente a questão que me levou a estudar o fenômeno psicológico como é visto pelos psicólogos. Como temos, talvez hegemonicamente ainda, o pensamento de que o fenômeno do psicológico é um fenômeno natural do humano, universal no humano. Daqui a dez anos nao te,os outra escolha a ao ser ver o  sinal de que não temos outra alternativa a não ser acompanhar a História.

Louenrenco filho um grande psicologo tem uma visão preliminar que fala da organizaçao cientifica da psicologia que , a bem dizer data de um século fato de duas ordens têm concorrido a integraçao de cohecimentos obtidos em varios campos notadamete nos de estudos biologicos e sociais e os ensaios de aplicação dia a dia multiplicados sobre pressão dos problemas de desajustamento em nossa época  agravados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com