TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia no Esporte

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

[pic 1]

ESTÁGIO BÁSICO I

LUCAS XAVIER DE SÁ

ORIENTADOR: CLAUDETE BONATTO REICHERT

Gravataí, Outubro de 2017


A psicologia no âmbito esportivo envolve todas as situações mentais em que um atleta de alto rendimento pode se encontrar, desde “simples” motivação até questões de violência, liderança.

O profissional da área busca estudar os eventos psicológicos que ocorrem dentro da mente de um atleta ou grupo, com o intuito de sanar as dificuldades encontradas que interferem no desempenho dos mesmos.

Atualmente, grande parcela (não só de atletas, mas da população geral), sofre de ansiedade e/ou depressão, tornando assim, um psicólogo na área torna-se indispensável. Porém, não é o que acontece na realidade, pois assim como no âmbito escolar, o psicólogo é rotulado como obsoleto/dispensável, pois a grande crença popular instiga que tal profissional somente trata loucura, quando na verdade, seu foco é a prevenção.

Exemplo disso, são os diversos atletas de alto calibre que “se perderam” nos últimos anos, praticamente jogando suas carreiras no lixo. O acompanhamento por um profissional do ramo é essencial a fim de alcançar grandes metas para atletas, estabelecendo “caminhos” aos mesmos, guiando-os ao sucesso. Ou muitas vezes os diversos grupos recheados de estrelas, que não rendem o esperado simplesmente devido ao conflito de egos e a convivência pessoal. Onde se dá imprescindível a atuação do psicólogo.

Apesar de serem duas áreas de grande “discordância”, é inegável o benefício alcançado ao uni-las, pois isto traz resultados não somente no equilíbrio físico-mental, como também traz resultados para a vida pessoal do atleta, como por exemplo, um dos fatores principais da convivência em sociedade, a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com