TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicoterapia Psicanalítica

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Psicoterapia Psicanalitica

A psicoterapia, em 1904, era um método de trabalho que pertencia à medicina, que procurava curar as doenças nervosas por meios psíquicos e não por meios físicos. Entre 1890 e 1910, Freud propôs várias formas para estabelecer a classificação dessas doenças. Uma doença seria classificada como uma neurose, se não tivesse causas fisiológicas confirmadas por exames apropriados. (Mezan, 1996)

Segundo Mezan, (1996) Freud fez sua classificação das doenças distinguindo as neuroses das psiconeuroses. A origem das neuroses deveria ser buscada no presente, e não nos conflitos infantis recalcados e seus sintomas não seriam do tipo simbólico, mas refletiriam diretamente os efeitos da abstinência sexual, completa ou parcial. Já as psiconeuroses (histeria, neurose obsessiva) teriam se originado no passado infantil e seus sintomas resultariam da atuação dos mecanismos de defesa. Para ambos os casos, Freud recomendava tratamento psíquico por meio da psicoterapia, uma conversa terapêutica, que se diferenciava das outras formas de tratamento, pois buscava intervir sobre o psíquico por meios da mesma ordem.

A psicoterapia foi iniciada por Freud a partir da hipnose, e por sua insatisfação com tal método que foi criada a psicanálise, onde o dispositivo analítico visa chegar até o conflito emocional inconsciente pela livre-associação e interpretação, e propunha a alcançar regiões da mente inacessíveis à hipnose, que são o Inconsciente e os seus conteúdos recalcados. (Mezan, 1996)

Como a psicanálise era um campo da medicina, Mezan (1996) afirma que sua finalidade era curar o paciente de sua neurose, mas Freud e seus seguidores perceberam que diversos estavam ocultos nesse processo. Sendo assim, a noção médica de cura se tornou problemática na psicanálise, uma vez que o objetivo desta não é eliminar os sintomas, mas modificar a estrutura psíquica cujo funcionamento origina e mantém tais sintomas. Os sintomas da neurose são tidos por expressões deformadas de um conflito inconsciente, o qual não ocorreu uma única vez no passado, mas se reatualiza e permanece ativo durante o tratamento produzindo as manifestações da transferência.

Com o tempo, as psicoterapias foram se diferenciando da psicanálise. Freud considerava a metapsicologia como elemento fundamental do seu pensamento, que é a teoria propriamente dita que procura explicar o funcionamento mental em geral, as hipóteses e conceitos articulados entre si, como a noção de uma região psíquica inconsciente, complexo de Édipo, mecanismos de defesa, pulsões, etc. Além da metapsicologia, a psicanálise se caracteriza por um método clínico que abarcam quatro elementos principais: o inconsciente, a interpretação, a resistência e a transferência. (Mezan, 1996)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com