TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA SOB AS ÓTICAS DO SUPERVISOR E DO SUPERVISIONANDO

Por:   •  30/11/2016  •  Resenha  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 4

A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA SOB AS ÓTICAS DO SUPERVISOR E DO SUPERVISIONANDO.

Resenha

O artigo tem a proposta de mostrar perspectivas do supervisor e do supervisionando sobre os processos, objetivos e competências que devem ser treinadas e desenvolvidos em supervisão. A partir de questionário realizado com supervisores e supervisionados os pesquisadores chegaram à conclusão de que a supervisão tem como objetivo a facilitação da prática profissional através de diversas estratégias didáticas, promovendo a competência teórica, técnica e a competência social do aluno terapeuta.

O artigo apresenta também algumas dificuldades enfrentados por supervisores e supervisionados, tais com o pouco tempo de supervisão, excesso de atendimento e interferência institucional.

O artigo inicia-se salientando a importância da supervisão para a formação dos futuros terapeutas; a supervisão ajuda o desenvolvimento de habilidades específicas e mudanças no comportamento da postura do aluno, fortalece o embasamento teórico, fortalece a conduta ética, assim como, desenvolve o raciocínio e manejo do processo clínico, mais não deixa de apontar a falta de uniformização de procedimentos nesta prática, além da escassez de pesquisas no campo da supervisão clínica.

Para os alunos a supervisão é o primeiro passo no trabalho pratico profissional, colocando em pratica as teorias aprendidas em sala de aula; assim o estágio ganha destaque na formação e desenvolvimento das competências dos formandos.

O estágio tem grande importância devido ao contingente de assuntos e situações que ainda não foram sido estudados. Desenvolvendo assim a busca por novos conhecimentos.

Devido à falta de experiência na pratica terapêutica do supervisionado, a pratica do supervisor se torna de muita responsabilidade, onde o supervisor deve desenvolver a formação do supervisionado e garantir um atendimento adequado aos clientes/pacientes.

Além de toda essa responsabilidade o supervisor ainda precisa de uma postura empática para criar um clima favorável e estabelecer uma reação de confiança e colaboração mutua com os supervisionados.

O artigo mostra funções bem delineadas que o supervisor deve desenvolver, mais indica também que o desenvolvimento do supervisionado depende muito mais da dedicação do próprio aluno.

Um assunto muito importante e interessante abordado são as habilidades terapêuticas que deveriam ser melhor desenvolvidas ao longo de toda a formação para que os alunos ficassem menos inseguros quando chegasse a hora de colocar em pratica suas habilidades; tais habilidades são de repertorio pessoal de cada um dos alunos e deveriam ser trabalhados por todo o período de graduação juntamente com aquisição de conteúdos teóricos. As habilidades interpessoais são a base para a formação de um psicoterapeuta.

Com base na proposta objetiva do artigo os formuladores desenvolveram uma pesquisa qualitativa formada por questionário que pudesse descrever e explorar percepções de supervisores e alunos supervisionados sobre comportamentos, habilidades e outras questões inerentes do processo de supervisão.

Colheram os dados de 08 supervisores e 23 alunos em supervisão de estágio clínico com dois questionários abertos estruturados, autoaplicáveis, elaborados para este estudo. Os desenvolvedores da pesquisa tiveram o cuidado de adequar o instrumento fazendo um estudo piloto e dividiram os dados em 4 grandes categorias. São elas: papel da supervisão de estágio, didática e habilidades, dificuldades e limites da supervisão e papel do supervisor.

Na categoria papel da supervisão de estagio fica-se bem delineado que para os supervisores que o papel da supervisão é de aprendizagem e atividade teórico-prática de ensino e formação para o exercício da clínica em psicologia. E para os supervisionados a discussão de casos clínicos, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, aprimoramento de técnicas deixando bem claro que o objetivo da supervisão é capacitar e preparar para a pratica clínica.

        Na categoria didática e habilidades, várias técnicas que são utilizadas facilitam o melhor entendimento do supervisionado, tais como exposição dos conteúdos, as dinâmicas, estudos de caso, etc. permitem uma reflexão das vivências e práticas. Essas atividades são realizadas com o propósito de desenvolver as competências teóricas, competência técnica e a competência interpessoal que segundo os autores do artigo, em suas pesquisas bibliográficas, encontraram denominadas como “as três grandes competências que devem ser desenvolvidas em um bom profissional”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com