TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  23/11/2020  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Sintese do filme: Sociedade dos Poetas Mortos

O filme conta a historia de 7 adolescentes, estudantes de um colégio de classe alta. Esse colégio, alem de tradições e costumes rigidos, possui um método de ensino extremamente rigoroso, padronizado de acordo com as praticas que geraram mais resultado. O objetivo: agradar aos pais dos alunos, que os matriculavam já com o intuito de os prepararem para as maiores universidades, esperando que se tornem médicos, engenheiros, juízes, que sigam as tradiçoes da familia. A vida dos adolescentes se transforma após a contratação de um novo professor de inglês. Ex aluno do colégio, o professor Kitten trás métodos totalmente inovadores para suas aulas (contrariando os métodos do colégio). Logo observa-se o contraste. Aulas que antes eram entediantes, massivas, agora eram divertidas. O professor ministra suas aulas durante caminhadas pela escola, ensina poesia no pátio, nos corredores, ate mesmo num campo de futebol. O estudo que era encarado como obrigação, e que era religiosamente feito todas as noites nos grupos de estudo, se torna algo prazeroso e instigante. Os alunos são estimulados a pensar por si mesmos, questionar, viver e escrever sua história do modo que quiserem. O professor os faz serem poderosos, e eles pegam o gosto pela poesia. Em uma das aulas, ele ate permite que os alunos subam em sua mesa para verem o mundo por outro ponto de vista. Em uma conversa com o professor, os 7 alunos descobrem o Clube dos Poetas Mortos, uma caverna próxima a escola, em que o professor (quando aluno) se reunia com seus amigos para se soltarem, e recitarem poemas. Os alunos então começam a visitar o clube, e a medida que recitam poemas, vão se tornando confiantes, fazem seus próprios poemas, tomam coragem para enfrentar os obstáculos, enfrentar ate mesmo os professores e diretores do colégio.  Um dos alunos se declara para a garota que ama. O outro enfrenta o diretor, fazendo uma afronta no jornal do colégio. Mais um aluno toma coragem e joga fora o presente que ganhou dos pais, já que eles nem se importavam com o que ele realmente queria ganhar. E um outro jovem, assume seu sonho de ser ator, contrariando seu pai e seguindo seu maior desejo, levando consigo o ensinamento do professor. “Carpe diem", aproveite o dia, viva o hoje. Esse jovem ignora as ordens do pai, e se apresenta num teatro local, e representa extremamente bem, sendo aplaudido de pé por todos, menos pelo próprio pai. Após a apresentação, o pai o repreende, dizendo que ele se mudara de escola no dia seguinte, e que ira se tornar um médico, e que deve desistir da vida de ator. Desolado com a noticia, o garoto aproveita a noite, enquanto os pais dormem, e comete suicídio.

A morte dele causa uma enorme confusão, e as investigações chegam ao clube dos poetas mortos. Considerando o professor Kitten como culpado por instigar os alunos a se rebelarem, o colégio o expulsa, juntamente com o aluno que afrontou o diretor.

Antes de ir embora do colégio, Kitten vê que um professor, que a principio o criticou, está tentando seguir um de seus métodos inovadores, lecionando enquanto caminha com seus alunos.

O diretor substitui o antigo professor, e durante a primeira aula, tentando retornar ao metodo antigo e rigoroso de ensino do colégio, acaba por perceber que Kitten incentivou todos os alunos a arrancarem algumas paginas do livro, pois os ensinamentos ali não representavam a poesia de verdade. Nesse momento o professor Kitten entra para pegar suas coisas, e ao ir embora, mesmo sob ameaças do diretor, um dos alunos sobe em sua mesa, saudando Kitten por um trecho de um poema “Ó capitão, meu capitão". O aluno é seguido por seus colegas, que repetem a saudação em cima de suas mesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com