TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Cognitivo

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

1-Teoria Cognitiva

A tória cognitiva basea-se no conceito de estrutura biopsicossocial, determinando a compreensão dos fenômenos humanos, do ponto de vista da psicologia destes. Como a atribuição de significados de acontecimentos, sentimentos e demais aspectos da vida de cada indivíduo, modificando- a por seus comportamentos e pela construção de hipóteses de futuros e de suas própria identidade.

As respostas dadas por cada pessoa, correlacionadas com sua influência ao meio e o meio a este, podem ser denominadas respostas cognitivas, tendo como objeto de análises e estudos a natureza e a função dos aspectos cognitivos, o processamento de informação e o ato de atribuição de significados a estes.

O primeiro passo da teoria cognitiva iniciou- se em 1956, por um estudo a respeito dos pressupostos psicanalíticos da depressão, realizado por Aron Beck. Já em 1917, Freud defendia que a pessoa com indícios de depressão ou diagnósticos com depressão possuíam um certo masoquismo ou necessidade de sofrer . Com vários outros estudos, em anos posteriores, realizados por Beck e demais pesquisadores, determinaram uma nova visão sobre a depressão, na qual, passou a ser um transtornos com tendências ao negativo, voltadas a seu comportamento e uma de si mesmo enquanto indivíduo.

2-Teoria Cognitivo Comportamental

Baseada e comprovada pela perspectiva comportamental, voltada principalmente para o comportamento respondente ( por responder há um estimulo específico e de caráter involuntário ) e o comportamento operante ( com caráter voluntário e que modifica o ambiente e suas atuações sobre o mesmo.Para Lutafo, 1993, outro fator importante para essa terapia é o condicionamento, trazendo a ideia de que comportamentos são mutáveis, de acordo com as condições apresentadas pelo e do ambiente, podendo, o mesmo sofre reforçamento positivo ou negativo, generalização, punição, extinção e esquiva.

As terapias designadas cognitivo comportamental estão fundamentada por uma integração de conceitos técnicos cognitivos e comportamentais , englobando atualmente amplas gamas de tratamento de diversos problemas (Hawton e Cols 1997,Beggs e Ricoh, por Basst Ana 2004).Concentrada nos problemas apresentados pelo paciente, enquanto o mesmo procura referida terapia, sendo que o seu objetivo é ajuda-lo, partindo do tratamento da fonte do sofrimento ou das distorções fora do sujeito ao avaliar a si mesmo e o mundo.

A matéria escolhida é a respeito do resultado de um estudo desenvolvidos, cujo objetivo é a compreensão do das possíveis desencadeadores e consequências das tentativas de suicídio, correlacionando com a teoria cognitiva comportamental, principalmente voltada para as situações antecessoras e sucessoras das tentativas a atos suicidas. No referido, são levantadas possíveis hipóteses que fundamentam as práticas de suicídio, podendo ser relacionadas a transtornos mentais e a privação de atenção social.

O comportamento do indivíduo, nas hipóteses levantadas em decorrência do estudo, quando uma das premissas, é a privação da atenção social, os mesmos passam a inserir outros comportamentos que reforçam a tentativa, o inverso também pode funcionar como um fator reforçador. O estudo ainda dispõem, que o comportamento e as tentativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com