TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  2.689 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Wallon

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é focada na psicogênese da pessoa completa. Seu modelo de análise foi reconstruído a partir do pensar do desenvolvimento humano e estudado por meio do desenvolvimento psíquico infantil. O desenvolvimento da criança aparece descontinuo, resultado da maturação e das condições ambientais, por isso, provoca alterações  qualitativas no seu comportamento.

Seu estudo é centrado na criança contextualizada, aonde os ritmos se sucedem às etapas do desenvolvimento. A passagem dos estágios de desenvolvimento não se da linearmente por ampliação, e sim por  reformulação. Na passagem de uma etapa e outra, várias crises afetam a conduta da criança. Esse conflitos tem uma origem exógena, quando resultantes dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior estruturado pelos adultos e pela cultura.

Os cincos estágios do desenvolvimento humano se sucedem com predominância afetiva e cognitiva:

  1. Impulsivo-emocional: ocorre no primeiro ano de vida. Orienta as primeiras reações do bebe às pessoas.
  2. Sensório-motor e projetivo: vai até os três anos. A aquisição da marcha e da aprensão, dão a criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem.
  3. Personalismo: ocorre dos três aos seis anos. Desenvolve-se a construção da consciência de si, diante s interações  sociais.
  4. Categorial: os processos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior.
  5. Predominância funcional: ocorre definição dos  contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas a tona,

Sobre a psicologia genética

A psicologia genética estuda os processos  psíquicos em sua origem, partindo da analise dos processos mais simples, pelos quais cronologicamente passa o sujeito. Essa é a única forma de não dissolver em elementos separados e abstratos, a totalidade  da vida psíquica. Vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais.

O estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como geneticamente social. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos fatores de desenvolvimento antes de concluir que a atividade do homem é inconcebível sem o meio social. As sociedades não poderiam existir sem indivíduos que possuam aptidões como a da linguagem. Essa é uma característica básica da sua teoria do desenvolvimento.

Métodos de observação

Wallon considerava que a metodologia da observação o permitiria conhecer a criança em seu contexto. Empregava os aspectos epistemológicos, objetivos e metodológicos. Admitia o organismo como primeira condição do pensamento. O objeto da ação mental vem do ambiente, no qual o sujeito está inserido. O homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito às disposições internas e às situações exteriores.

Interlocução das teorias de Piaget

Wallon destacava na teoria de Piaget as contradições e dessemelhanças entre as suas teorias. Ambos se propunham à analise genética dos processos psíquicos. Ele pretendia a gênese da pessoa enquanto Piaget buscava a gênese da inteligência. Com a psicanálise de Freud manteve uma atitude de interesse e ao mesmo tempo de reserva. Freud abandonou a neurologia para dedicar-se a terapia das neuroses e wallon mantêm-se ligado a ela devido ao seu trabalho com crianças com distúrbio de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com