TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Do Desenvolvimento Psicossocial

Casos: A Teoria Do Desenvolvimento Psicossocial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial

Tem como principal teórico psicanalista Erik Erikson, que auxiliou a filha de Freud, entretanto para ele o desenvolvimento era feito através de conflitos diferente de Freud que dava muita ênfase aos aspectos ‘patológicos’ e ‘defensivos’ da natureza humana, e considerações insuficientes sobre os aspectos ‘adaptativos’ e ‘criativos’.

Para Erikson,os primeiros anos de vida do indivíduo. E essencial para desenvolvimento da personalidade que é um processo contínuo e infinito, ou seja, que se mantém ao longo de toda a vida, desde o nascimento até a morte. Onde, a personalidade “resulta da interação contínua de três grandes sistemas: o biológico, o social e o individual. Estes três sistemas são inseparáveis e mutuamente interdependentes. Nenhum deles pode existir sem os outros”.Ele divide esse desenvolvimento em oito fases e cada fase a os seus conflitos,que deixará marca, na pessoa e na sociedade. Os oito estágios sugerido por Erikson são:

1. Confiança básica x Desconfiança básica;

2. Autonomia x Vergonha e dúvida;

3. Iniciativa x Culpa;

4. Diligência/Construtividade x Inferioridade;

5. Identidade x Confusão de identidade;

6. Intimidade x Isolamento;

7. Generatividade x Estagnação;

8. Integridade x Desesperança.

1. Confiança básica x Desconfiança básica (primeiro ano de vida)

É a primeira idade e compreende o período que vai do nascimento ao primeiro ano de vida, aproximadamente. Nessa fase, o conflito que a criança vivencia é confiança básica versus desconfiança básica

2. Autonomia X Vergonha e Dúvida (dos 2 aos 3 anos)

Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.

3. Iniciativa X Culpa ( dos 4 aos 5 anos)

Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual” e intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.

4. Construtividade X Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)

Neste período a criança está sendo alfabetizada e freqüentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade.

5. Identidade X Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos)

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com