TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Psicológica

Por:   •  2/7/2018  •  Monografia  •  14.084 Palavras (57 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 57

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1][pic 2]

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

            Curso de Psicologia

        

Violência contra a Mulher

Violência psicológica e suas facetas

Amanda Freitas Tricárico 31204971

Natália Oliveira Pinto 31264204

São Paulo

2016

Amanda Freitas Tricárico

Natália Oliveira Pinto

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Violência psicológica e suas facetas

Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte das exigências para a obtenção do título de Psicólogas.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo M Neumann

São Paulo

2016

Sumário

1.        RESUMO        6

2.        INTRODUÇÃO        6

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

3.1        FEMININO X FEMINISMO        7

3.2        POLÍTICAS PARA AS MULHERES        10

3.2.1        LEI MARIA DA PENHA        10

3.2.2        CENTROS DE REFERÊNCIAS DAS MULHERES        12

3.3        MULHER NA ATUALIDADE        14

3.4        VIOLÊNCIA DOMÉSTICA        16

3.5 VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA        20

4.        METODOLOGIA PROPOSTA        25

5.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        28

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        38

ANEXOS        41

ANEXO A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO SUJEITO DE PESQUISA        41

ANEXO B – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO INSTITUIÇÃO        42

ANEXO C - QUESTIONÁRIO        43

  1. RESUMO

A violência contra as mulheres e os desdobramentos desta é um fenômeno muito antigo, mas tem ganhado impulso, principalmente, a partir da década de 90, com o aumento da luta dos movimentos feministas. Atualmente, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) tem contribuído para diminuir os atos de violência contra a mulher e garantir os direitos legais à vítima. Porém, pouco ainda é dito sobre a violência psicológica, violência que é antecedente aos outros tipos de violência. Tendo isto em vista, este estudo visa investigar a cerca da violência psicológica, sofrida por mulheres vítimas de violência doméstica, assim como aprofundar e analisar os conhecimentos sobre esta. Além disso, este estudo também tem o objetivo de verificar a percepção e aceitação da violência psicológica, por parte das mulheres vítimas. Na investigação, sob o ponto de vista metodológico, optou-se por pesquisas bibliográficas e uma pesquisa quantitativa, utilizando como base a análise de informações, quanto aos tipos de violência sofridos pelas usuárias, presentes em algumas fichas de cadastro de um dos Centros de Referência da Mulher, da cidade de São Paulo. Além disso, fez-se uso também da análise de respostas nos questionários tipo Escala Likert, de uma amostra de trinta mulheres que buscaram este Centro de Referência da cidade de São Paulo.

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo aprofundar e analisar os conhecimentos sobre a violência doméstica, sofrida por mulheres, em suas diferentes facetas, priorizando a análise da violência psicológica, a maneira como a mulher vivencia e denomina as agressões, além das físicas, buscando compreendê-las em seus diversos aspectos e verificando a influência destas na vida da mulher vítima. Nos dias atuais, a violência contra a mulher é vista como um problema de saúde pública, sendo considerada, no Brasil, como crime preconizado pela Lei “Maria da Penha” (11.340/2006). A Lei Maria da Penha tem como principais formas de violência contra a mulher as violências: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Como foco do projeto em questão, a violência psicológica é definida, de acordo com a Lei “Maria da Penha” (11.340/2006) como “[...] qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima, ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento [...]” (BRASIL, 2006, p. 3). Desta forma, tal estudo pretende contribuir para diversas áreas da saúde e para a verificação das consequências da violência psicológica que, muitas vezes, segundo pesquisas, traz um impacto maior na vida da mulher. Para tal, foram pesquisados: a posição da mulher na sociedade, o movimento feminista, os serviços de atendimento a esse público, a Lei Maria da Penha, a definição da violência doméstica e da violência psicológica, os fatores que permeiam a visão dessa mulher e os impactos gerados pela violência psicológica, na vida da mulher vítima.

Diante das pesquisas de artigos feitas foi percebi que um dos tipos de violência sofridos pela mulher, que seria o de violência psicológica, é pouco mencionado, porém de extrema importância ao entender que é ela que antecede a maioria dos casos de violência física e muitas vezes causam danos muito mais profundos à mulher que se está nesse contexto de violência, muitas vezes por não visualizar e entender aquilo com violência propriamente dita e também por internalizar aquilo que é dito sobre si como sendo uma verdade, causando graves danos não só a si mesma e a sua autoestima, como também, a aqueles que presenciam os fatos, como filhos, parentes, etc. Por conta disso, a pesquisa foi baseada em alguns artigos com mais de cinco anos, pois as bases são carentes de artigos sobre o tema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.5 Kb)   pdf (575.6 Kb)   docx (263 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com