TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Psicológica

Por:   •  23/1/2024  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 3

           

                                       RELATÓRIO PSICOLÓGICO

Paciente: Fulana de tal                                Idade: 42 anos

 Gênero: feminino                                        Estado civil: Casada

Relator(A) : Helen Cristina de Lacerda CRP: 04/60997

Finalidade: A pedido da mesma.

O presente relatório psicológico se faz necessário a pedido da Sra fulana de tal , para demonstrar o quadro clínico psicológico.

Descrição da Demanda: Fulana de tal , sempre se apresenta na hora marcada em todas as sessões, apresentando boa aparência e demonstrado nervosismo e baixa autoestima nos primeiros contatos confirmou - se a existência de problemas emocionais ligado às tentativas de rompimento do relacionamento conjugal,agravado pela falta de socialização, associado a atitudes impulsivas e excesso de agressividade verbal deferido pelo cônjuge,demonstra desconforto e vergonha em alguns momentos mas respondia prontamente às perguntas feitas. Em suas falas sempre demonstrava limites emocionais constantemente, apresentando ansiedade, tristeza profunda e falta de prazer nas atividades, bem como perda de apetite e de peso, desesperança, sentimento de desvalorização pessoal .

Análise: Fulana de tal , em todas as sessões, apresentou-se pontualmente. Chegou ao serviço psicológico no auge de seu problema, mostrando-se perdida, incrédula e deprimida. Relatou que descendia de uma família de poder aquisitivo diferente do seu cônjuge , e que após o casamento começou a fazer parte da classe média/ alta, que em sua maioria era usado contra ela em conflitos com seu cônjuge em conflitos verbais, conseguindo diminuir - la pelo poder aquisitivo. No casamento mantém-se com dificuldades de relacionamentos interpessoais,devido comportamento controlador ,introspectivo e reservado do marido.

Procedimento : Trabalhamos em sala, Entrevista inicial – Anamnese Observações BFP – Bateria Fatorial de Personalidade Entrevistas Livres

Fulana de tal ,procurou o Serviço de Psicologia, pois apresentava sintomas característicos de depressão, tais como: fadiga, cansaço, irritabilidade, palpitações, falta de interesse geral e outros. Sempre se apresenta na hora marcada em todas as sessões, se mostrando aberta ao processo psicoterápico. Começou o tratamento em meados de 2022 até o mês de março de 2023. Em decorrência das sessões, foi constatado a violência psicológica , com falas, exposições da figura humana,xingamentos com palavras de baixo calão, comportamento agressivo ao ponto de colocar a vida da paciente e da filha menor em risco eminente e cárcere privado em alguns momentos, não permitindo que a mesma mantivesse contato com seus familiares. Se via em uma situação delicada pois sempre foi rebaixada pela família do marido independente de todos os esforços da sua parte para manter um bom convívio. Devido a isso, a separação matrimonial foi inevitável. Em sessões foram trabalhados o resgate da auto estima, para auxílio da autonomia pessoal e financeira, resgate do convívio familiar e social e resgate da paz para auxílio da criação da filha em um ambiente salubre, seguro e confiável. Após início das sessões paciente, conseguiu sair de casa mesmo contra a vontade do cônjuge, resgatando os laços familiares onde a mesma foi residir próximo dos pais, voltou aos estudos e começou a dar ressignificação da própria história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com