TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vida de BF Skinner

Por:   •  26/10/2017  •  Dissertação  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

B.F. Skinner

Skinner não apresentou uma teoria de personalidade, ele deu conta do comportamento. Ele argumentava que os psicólogos deveriam se atendar aos fatos, ao que se poderia observar, manipular e medir. Outra maneira que Skinner se diferenciava de outros teóricos na escolha das pessoas submetidas aos experimentos. Freud trabalhava com pessoas emocionalmente perturbadas, Maslow com pessoas brilhantes.

Apesar de suas ideias sobre comportamento serem aplicadas a humanos, suas pesquisas eram realizadas com ratos e pombos. Skinner admitia que o comportamento humano era mais complexo que dos animais, mas a diferenças estavam na intensidade e não no tipo. Os processos fundamentais eram similares.

                        A vida de Skinner

Skinner era o mais velho de dois irmãos, vinha de uma família de trabalhadores que impunham regras claras de comportamento. Seu pai contribuiu com sua educação moral, ensinando-lhe o que acontecia a criminosos por desrespeitarem as leis, o levando em uma cadeia publica. Suas experiências na infância contribuíram muito com seu campo de estudo.

                        Encontrando uma identidade

Graduado em inglês, ele desejara tornar-se um romancista. Encorajado por um amigo, Skinner construiu um estúdio e tentou escrever. Os resultados foram desastrosos. Após descobriu o que lhe caia bem , decidiu estudar o comportamento humano pelos métodos da ciência. Com base nos estudos de Pavlov e Watson, resolveu tornar-se comportamentalista. Ingressou em Havard para estudar psicologia. Sem nunca estudar nada da área, conquistou seu PhD em 3 anos,

Reforçamento: A Base do Comportamento

A ideia base de Skinner era que o comportamento pode ser controlado por suas consequências, ou seja, com os estímulos certos, poderia ser moldado o comportamento humano e que o reforçamento que o seguisse tem o poder de controlar.

Comportamento Respondente e Comportamento Operante

Skinner separa o comportamento em duas categorias, O comportamento Respondente está associado a uma reposta produzida, reflexo. Um comportamento que não é adquirido. Ocorre automaticamente e involuntariamente. Não precisamos treinar nem condicionar para produzir a resposta adequada. O comportamento Operante tem sua natureza e frequência determinadas ou modificadas pelo reforçamento que o acompanha. Diferente do comportamento Respondente que não influencia o ambiente, o comportamento operante atua sobre o ambiente, modificando-o.

A caixa de Skinner

Um dos processos de monitoramento do comportamento utilizado por Skinner, é o aparelho de condicionamento operante de Skinner, também conhecido como a caixa de Skinner. Nesse processo, um rato é colocado sem comida na caixa, seu comportamento é espontâneo e aleatório. Ele permanece explorando todo o ambiente. Em algum momento durante a atividade o rato pressionara uma alavanca localizada na parede da caixa e liberara uma bolinha de ração. Com o tempo, o rato começa a pressionar a barra com maior frequência, liberando mais bolinhas de ração.  Essa ração é o reforço para o estimulo dado ao comportamento do rato. Com base nesses estudos Skinner definiu um esquema de reforçamento.

                        Esquemas de Reforçamento

Depois de observar que o seus ratos continuavam a pressionar a barra mesmo sem reforço, ele decidiu investigar diferentes esquemas de reforçamento. Definindo quatro esquemas da seguinte forma: Intervalo Fixo, Razão Fixa, Intervalo Variável, Razão Variável.

Intervalos fixos, significa que o reforçador é fornecido a partir da primeira resposta que ocorre depois de ter passado um intervalo fixo de tempo.

Reforçamento de Razão Fixa, os reforçadores são fornecidos somente após um numero determinado de respostas, por exemplo o experimentador reforçaria após as respostas múltiplas de 10.

Reforçamento de intervalos variáveis, o reforçador pode aparecer em um determinado tempo qualquer, não havendo razão ou regra para sua aparição.

Reforçamento de razão variável é baseado num numero médio de respostas entre reforçadores, porém com grande variação em relação a média.

Modelagem do comportamento

No experimento origina de Skinner, o comportamento operante, é um comportamento simples, e como seria a questão com comportamentos mais complexos. Skinner responde a esse questionamento com o método de aproximações sucessivas, ou modelagem. O organismo é reforçado conforme seu comportamento for se aproximando, em estágios sucessivos até o comportamento final desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com