TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOLESCÊNCIA: COMPREENDENDO A GRAVIDEZ ATRAVÉS DE UMA LEITURA EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICA

Por:   •  15/11/2018  •  Resenha  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

ADOLESCÊNCIA: COMPREENDENDO A GRAVIDEZ ATRAVÉS DE UMA LEITURA EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICA.

A adolescência é compreendida como a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta, e é caracterizada por alterações nos níveis físico, mental e social. Representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto. No Brasil e no mundo vem sendo observada uma incidência maior de gravidez nessa etapa da vida, o que configura na vida do jovem adolescente uma situação de risco e um elemento que desestrutura a sua vida, além de um grande problema de política pública que precisa ser trabalhado e minimizado.

O texto nasceu do desejo de compreender a visão do adolescente e do jovem adulto sobre a gravidez nessa etapa da vida.

Foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso para obtenção do título de Psicólogo, oferecido pelas Faculdades de Dracena e teve como objetivo favorecer a adolescentes e jovens adultos a vivencia de uma gravidez inesperada e, a partir daí, compreender o significado dessa experiência em sua vida neste momento. Participaram 41 alunos, de ambos os sexos, entre 15 e 24 anos, matriculados na Escola Estadual de Tupi Paulista. Essa pesquisa se enquadrou em uma linha qualitativa, e teve a fenomenologia como trajetória metodológica. Para favorecer a vivência da gravidez foi realizada a oficina “O despertar dos sonhos” proposta no material informativo denominado Projeto “Vale Sonhar”. Ao final foi realizada a pergunta “O significou para você participar dessa vivência?" A partir dos relatos dos adolescentes e jovens adultos foram obtidas as unidades de significados: possibilidade de escolha, reflexão e conhecimento, responsabilidade, os sonhos, gravidez na adolescência e a vivência.

A questão levantada sobre possibilidade de escolha, envolvia relatos que revelam a consciência do aluno sobre como suas escolhas de hoje podem determinar o futuro. Os discursos dos adolescentes revelam que o momento proposto através da oficina possibilitou pensamentos sobre o que querem para o futuro, sobre a possibilidade de fazerem escolhas que os colocam mais próximos ou mais distantes de seus sonhos ou projetos. Somente o ser humano pode decidir de que forma pretende estar-no-mundo, sobretudo quando aprende a se dar conta de que ele está aberto no mundo, e de que o “mundo” são todas as possibilidades.

Sobre Reflexão e Conhecimento, envolvia relatos que revelam reflexão e aquisição de novos conhecimentos a partir da vivência. Os participantes revelaram o quanto foi importante pensar a respeito do tema gravidez na adolescência. Eles expressaram que ao refletir sobre o assunto, adquiriram conhecimentos e, ao final, pareciam ter maior consciência do que pode ou poderia acontecer em suas vidas se acontecesse uma gravidez inesperada. O recurso (a oficina) utilizado favoreceu essa reflexão, e esta se deu de maneira única e pessoal em cada aluno. Permitindo como proposto na visão husserliana de consciência a “capacidade de apreender um conteúdo dado, ora como uma coisa, ora como outra, ...” (Moura, 1989). E tornar-se mais consciente de sua existência e responsabilidade sobre ela.

Sobre Responsabilidade, envolvia relatos que apontam a responsabilidade do aluno (consigo e com o outro) frente as suas escolhas. As falas remetem o quanto existir exige a todo tempo tomadas decisões e a necessidade de se responsabilizar pelos atos, situações e sentimentos. A irresponsabilidade é o mesmo de não assumir a vida como deveria. E a vida e a responsabilidade estão sempre vinculadas a si mesma e ao outro.

Na unidade Os Sonhos, envolvia relatos que revelam a existência de muitos sonhos e projetos na vida desses adolescentes. Os relatos apresentados demonstram uma expectativa que envolve sonhos para o futuro, e consciência de que uma gravidez precoce poderia atrapalhar a concretização desses sonhos. Segundo Lacan, os sonhos não se restringem só ao dormir, mas em busca de concretizá-los. Nas falas dos adolescentes e jovens adultos eles pensam nos projetos de vida e percebem que para concretização é necessário cuidado para não acontecer algum imprevisto nessa trajetória.

Sobre a gravidez na adolescência, relatos que revelam os sentimentos e experiências de viver a gravidez na adolescência, e como os pais, familiares e companheiros se colocam dessa situação. Os adolescentes e jovens adultos que relatam a vivência da gravidez na adolescência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com