TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO OPERANTE: Construção de frases e avaliação de reforços

Por:   •  18/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

CRISTIANE SOARES VILELA

MARCOS VINICÍOS ALVES MARQUES SILVA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO OPERANTE

Construção de frases e avaliação de reforços

Jataí, Goiás

2016

  1. Acerca da Introdução.

 a) Sobre o comportamento operante:

Skinner apresenta o comportamento verbal como um comportamento operante, que acontece quando um indivíduo se comporta em decorrência da ação de outro como mediador, ele considera que o ouvinte apresenta resposta ao estímulo verbal realizado por outro indivíduo, onde este passa a ser um indivíduo respondente passando a comportar-se verbalmente perante o outro e tornando-se ouvinte em decorrência dos estímulos verbais apresentados pelo outro.

b) Experimento apresentado pelo professor:

Foi aplicado durante aula expositiva um experimento que não envolveu avaliação de inteligência ou personalidade buscando verificar como as pessoas constroem frases, para isso o professor orientador contou com a ajuda de quatro alunas pré-instruídas sobre a atividade a ser executada e uma aluna voluntária. O experimento consistia na apresentação de verbos no infinitivo, totalizando 120 palavras, posteriormente a apresentação do verbo era seguida pela formação de frases com os pronomes eu/tu/ele/eles/nós/vós/ela/elas de maneira aleatória, após seguir uma linha de base a aplicadora do teste iniciou um reforço verbal nos pronomes desejáveis que eram desconhecidos para o restante da turma, ao final do experimento e dadas devidas orientações, foi proposto uma replicação do experimento em qualquer pessoa acadêmica ou não desde que não tivesse feito a disciplina de análise experimental do comportamento como forma de avaliar o efeito do reforço verbal na construção de frases.

c) Qual a lacuna ou controvérsia teórica que o experimento pretendeu responder?

R: O experimento buscou analisar se a utilização de reforços verbais faz aumentar a eliciação de respostas de um pronome pré-estabelecido.

d) Qual a pergunta/objetivo do experimento?

R: O uso de reforços verbais aumenta a eliciação de respostas de determinado pronome no processo de construção de frases?

2. Acerca do Método/Sujeitos – Participantes.

a) O experimento lidou com sujeitos ou participantes? De qual natureza? Quantos?

R: O experimento lidou com uma participante, do gênero feminino T.M.M, com 19 anos de idade, de natureza humana, acadêmica do curso de Ciências Biológicas que não apresentou qualquer alteração física ou mental que prejudicasse o seu desempenho no experimento realizado.

3. Acerca do Método/Equipamento.

a) Qual(is) equipamentos utilizados?

 R: Tabela de pronomes; tabela de verbos no infinitivo; tabela de catálogo de respostas; 120 fichas de verbos no infinitivo em formato retangular; lista de perguntas pós-experimento, caderno de anotações.

b) Que tipo de medida este equipamento provê?

R: A tabela de pronomes, tabela de verbos no infinitivo e as fichas, foram utilizadas na instrução do experimento e na construção das frases. A tabela de catalogo de respostas foi utilizada para verificar quantitativamente a eliciação de respostas. A lista de perguntas pós-experimento foi utilizada para avaliar o experimento por parte do participante voluntário. O caderno de anotações foi utilizado para registrar as respostas da lista de perguntas pós-experimento e a realização dos cálculos para a construção numérica e percentual dos gráficos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com