TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – UAM CURSO DE PSICOLOGIA

INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

SÃO JOSE DOS CAMPOS 2022

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – UAM CURSO DE PSICOLOGIA

INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

Filme Jobs

Trabalho apresentado para a disciplina de Intervenções em Contextos Organizacionais pelo Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, ministrada pela professora ...

SÃO JOSE DOS CAMPOS 2022

Sumário

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVOS        4
  3. PROBLEMA DO TRABALHO        4
  4. JUSTIFICATIVA        5
  5. METODOLOGIA        5
  6. DESENVOLVIMENTO        6
  7. CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios dentro da organização é manter uma comunicação eficaz. Segundo Ramos Gonçalves (2022), é necessário cada vez mais os profissionais possuírem habilidades de comunicação para evitar situações de injustiça e mal- entendido.

A intervenção escolhida pelo grupo foi de trabalhar com a CNV (Comunicação Não Violenta), pois foi identificado falhas na comunicação por parte da liderança, onde acontecem situações de violência verbal e desrespeito para com os colaboradores. A CNV é um método de comunicação que faz análises nas falhas de comunicação nos mais diversos contextos, são habilidades na forma de se expressar para fortalecer laços nos mais diversos ambientes (Gonçalves, 2022). Levando em consideração a base da CNV, é importante a observação que seria saber identificar o que está acontecendo ao seu redor para entender o próximo; o sentimento para compreender quais sentimentos são despertados diante de determinada situação, o que auxilia a não agir de forma irracional; identificação das necessidades; entender como se sente e fazer o pedido de forma clara e objetiva com foco na interação. Acredita-se que pode ser melhorado o processo de comunicação da liderança junto aos colaboradores, pois o foco é capacitar toda a equipe no processo de linguagem assertiva para diminuir os indícios de ruídos e violência verbal.

  1. OBJETIVOS

Com a intervenção pautada na Comunicação Não Violenta, pretende-se evitar que os conflitos, que estão naturalmente presentes nas interações sociais, se desenvolvam no caminho da violência. E para que isso ocorra, é necessário treinamento contínuo e desenvolvimento de métodos para facilitar o diálogo (nos modos de falar, ler e responder) e espaços de troca, possibilitando liberdade de expressões e até presença de profissionais que ajudem nas mediações de conflitos.

  1. PROBLEMA DO TRABALHO

O problema encontrado foi a comunicação entre o gestor e os funcionários, pois o gestor não tinha a postura que deveria e sua liderança era pautada em suas vontades individuais, trazendo comportamentos inadequados e prejuizos para a empresa.

  1. JUSTIFICATIVA

Foi escolhido essa demanda porque o gestor demitiu um de seus melhores funcionários do ramo de forma arrogante e antiética, apenas por ele ter dado uma opinião sobre o projeto que estava em andamento. De acordo com isso, será necessario trabalhar a comunicação não violenta, que é uma habilidade na forma de se expressar para fortalecer os laços em diversos relacionamentos. A CNV quando aplicada ao ambiente de trabalho aumenta e garante a segurança dos diálogos entre os profissionais. Em se tratando de liderança, esta não fala apenas de posição hierárquica, mas sobretudo de relacionamentos. Segundo Goleman (2001, p.38) os vínculos no trabalho podem trazer benefícios no desempenho organizacional, uma vez que os relacionamentos são a cola humana que propicia as equipes um desempenho ótimo.

A empatia coorporativa está diretamente correlacionada ao aumento no crescimento, produtividade e receita entre as melhores empresas ranqueadas pelo Índice de Empatia Global 2016, que mapeia quais são as empresas que estão criando com sucesso culturas empáticas e quais delas conseguem criar um ambiente de prosperidade para as equipes, gerando maior retorno financeiro ao redor do mundo.

  1. METODOLOGIA

Conflitos no ambiente organizacional – pg 132

Nesse contexto, podemos ressaltar que há um certo “ciúme” entre os colaboradores, que acaba gerando uma falta de produtividade e da realização de projetos. Essa demanda é muito comum no ambiente profissional, por conta da vaidade e da insegurança, tornando tudo questão de competitividade, e consequentemente gerando pressão nos funcionários, podendo causar danos a instituição/empresa. Freud cita três níveis de ciúmes, o competitivo ou normal, o projetado e o delirante, cada um com seu grau de intensidade e mecanismos emocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com