TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS TEORIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 12


AS PRINCIPAIS TEORIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLÓGIA PARA A EDUCAÇÃO FISICA[1]

Por: Ailton Fernandes da Silva Junior [2]

2. Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal da ênfase e apresentar as principais características das teorias de aprendizagem e desenvolvimento de Piaget, Vygotsky, Wallon e Skinner e as Teorias pedagógicas da Educação Física, sendo elas a teoria Construtivista, critico-superadora e sócio-histórica,  e também a ambientalista e inatista, as mesmas foram apresentadas pela professora Marilia Freire durante as três unidades do semestre do conteúdo curricular aspectos psicológicos da educação, expondo assim as suas principais contribuições para a Educação Física e levando os discentes ao melhor entendimento do assunto proposto, para que, dessa forma possam aplica-los durante as suas aulas como professores. Durante todo o semestre foram analisados todos os materiais disponibilizados pela professora exemplo: livros, artigos, vídeos e também foi realizada uma analise de um filme. Durante a segunda unidade foi socilicato um seminário e uma entrevista com um professor(a) que exerça a profissão na rede publica de ensino, buscando conhecer a forma que o mesmo aplica alguma das teorias apresentadas. Através do mesmo foi possível entender a forma que as teorias de aprendizagem e desenvolvimento podem ser utilizadas dentro das salas de aula e como é de suma importância que o professor tenha total conhecimento das mesmas.

Palavras-chave

Psicologia; aprendizagem; desenvolvimento; teorias; educação física.

 Introdução

Com o passar dos tempos, diversas correntes de pensamentos foram desenvolvidas com o intuito de entender como se dava a aprendizagem e o desenvolvimento do individuo. Levando assim o docente e os profissionais da área ao conhecimento e contribuindo para os mesmos desenvolverem com eficiência as suas atividades educacionais.

Durante o semestre da disciplina aspectos psicológicos da educação física foram desenvolvidas varias atividades mostrando assim as principais características de todos os assuntos expostos, dando inicio com as teorias de aprendizagem e desenvolvimento sendo elas: Teoria Inatista que é inspirada nas premissas do idealismo filosófico. O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana, nada existe fora do homem. O mundo real é um mero fenômeno da consciência. É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) são inatas. Ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento e a Teoria que busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de conhecimento.

A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento. E por fim a Teoria Interacionista que apoia-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca. Novas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação, nessa teoria, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.

Após a apresentação das concepções das teorias de aprendizagem e desenvolvimento foram expostas pela docente da disciplina as teorias dos estudiosos.

Piaget tinha como principais características da sua teoria: o fator de motivação para a aprendizagem, “a situação-problema”; a Teoria psicogenética ou construtiva, que dar mais ênfase ao desenvolvimento da inteligência; a Necessidade de prestar mais atenção às diferenças individuais entre os alunos e de acompanhar de maneira mais individualizada sua aprendizagem, ele falava também que a inteligência é algo que se vai construindo gradualmente pela estimulação e o desafio.

 A sua teoria não é propriamente uma teoria de aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Para eles Os conceitos têm papel fundamental na desenvolvimento do individuo e que a estrutura cognitiva de um indivíduo poderia, ser pensada como um complexo de esquemas de assimilação e através disso percebeu
que Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.
Para Piaget o professor teria a função de propor situações que ativassem o mecanismo de aprendizagem do educando, isto é, sua
capacidade de reestruturar-se mentalmente procurando um novo equilíbrio do mesmo
ele supõe que ensinar é um esforço para auxiliar ou moldar o desenvolvimento.

Na teoria de Vygotsky ele diz que para o homem se desenvolver e evoluir, é necessário o convívio com outras pessoas, e partir daí, ele vai adquirir e assimilar conhecimentos, desenvolvendo-se mentalmente. Acrescenta que a vivencia em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É afirma que é pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental e que o conhecimento é sempre intermediado e também que nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com