TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICODIAGNOSTICOS PELAS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  1.891 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

DICIPLINA:PSICODIAGNOSTICO

ATIVIDAE I

TEMA: PROCESSOS PSICODIAGNOSTICOS PELAS PRINCIPAIS

TEORIAS DA PSICOLOGIA

ATIVIDADE II

TEMAQUESTÕES ETICAS DO PSICODIAGNOSTICO.

Prof.ª JOAN CRISTINA RIOS

 

ALUNOS

EDLEUDA DESOUSA AMARO MOURA

MARIA DANIELE NASCIMENTO OLIVEIRA

VALDIVIA DE BRITO SILVEIRA

  FORTALEZA / CE

2018

ATIVIDADE I:

 

01: Psicodiagnóstico na vertente Psicanalítica. De que forma a abordagem escolhida pode ser usada para fundamentar um processo psicodiagnóstico?

O psicodiagnóstico é um processo que utiliza técnicas e testes para buscar entender problemas e identificar e avaliar aspectos específicos. Foi criado a partir da psicologia clínica em 1896 por Lighter Witmer.

A abordagem psicanalítica é responsável pelo os principais instrumentos usados no processo do psicodiagnóstico que são os testes projetivos. A teórica da psicanalise de projeção que segundo Freud é um tipo de mecanismo de defesa que através de um pensamento desagradável, sentimento ou qualidade é transferido para outra pessoa ou objeto, em vez de si mesmos a fim de ter aquela angustia retirada de si. As técnicas projetivas são usadas por psicólogos para identificar características da personalidade do indivíduo através da teoria de projeção. Nos testes são usadas informações sem um significado claro, podendo ser através de desenhos, imagens e outros. As técnicas avaliam a personalidade de cada indivíduo de uma forma holística. Essas não querem somente analisar os traços, mas compreender o sujeito a fundo. Sua atenção é focada a parte simbólica, podendo assim saber analisar o que o sujeito apresenta a partir de símbolos e conseguir compreender sua personalidade como o todo. Segundo Frank (1939-1965) as grandes variedades de técnicas davam acesso ao material do indivíduo, suas vivencias internas aos seus conflitos, na qual segundo ele os testes projetivos era como uma ponte que ligava o mundo exterior com o mundo dos sentidos, dos significados e dos padrões do sujeito, e que as técnicas revelam tudo aquilo que o sujeito está escondendo, não quer dizer ou até mesmo não sabe por ser um conteúdo que encontrasse inconsciente. Alguns exemplos destes testes são o Rorschach, o CAT e o TAT.

Essa técnica é bastante usada no processo pois pode avaliar o indivíduo de uma forma mais abrangente e de forma qualitativa e não somente em forma quantitativa como os testes psicométricos. Levando em consideração que no começo a maior parte dos psicólogos clínicos era formado na perspectiva psicanalítica e tinha bastante influencia no processo de psicodiagnóstico.

Atualmente depois de vários questionamentos dos testes projetivos, são mais usados instrumentos mais objetivos, criando novas técnicas para essa área da psicologia. Mas é inegável que o desenvolvimento do psicodiagnóstico se deve muito a psicanalise e os recursos oferecidos.

                                               

ATIVIDADE II:

01.Quais as principais questões éticas envolvidas ao longo do processo psicodiagnóstico e na elaboração dos laudos psicológicos?

         O processo psicodiagnóstico é uma avaliação que utiliza técnicas e testes para identificar características especificas do indivíduo. E a elaboração de laudo psicológico é um relatório feito a partir de uma análise após a avaliação. Esses processos são utilizados em várias situações, podemos destacar quando se busca um diagnóstico preciso sobre dúvidas envolvendo alguma doença ou distúrbio, em caso de avaliação para concurso, pedidos judiciais, entre outros. Ambos a várias questões éticas envolvidas, sendo assim exigido total rigor ao Código de Ética do Psicólogo (2005) e consequentemente é onde há muitos casos judiciais envolvidos.

O objetivo destes dois processos é chegar a uma devolutiva verídica e detalhada para dá uma melhor condição de vida e também informações importantes a quem procura. Priorizando sempre ao cliente, o respeitando e mantendo a descrição no caso, sem expô-lo. É por esses motivos que entram as normas de como deve ser feito tanto o processo psicodiagnóstico como a elaboração de laudo que está embutido a esse processo.  

Nas questões éticas destaca-se primeiramente que sejam profissionais habilitados e qualificados a fazer esse processo. Outro fator importante é o profissionalismo e a transparência que o psicólogo apresenta o processo para o cliente, começando pelo contrato. Deve haver total cuidado com os instrumentos que serão usados, é bastante importante saber sempre qual será o melhor instrumento e técnica. Na questão aos testes psicológicos ter a informação se realmente o teste está habilitado no país, usando o site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) que é responsável por investigar o uso destes testes no Brasil. É necessário para a avaliação ser válida seguir todas as regras do teste escolhido e se basear sempre no Manual, atentar também a aplicação que deve seguir o Manual e o profissional avaliar as condições adequadas para aplicação, alguns exemplos são o local, instrumentos em boa condição, o estado emocional e físico da pessoa que vai ser avaliada.  As técnicas como as entrevistas e investigações não devem causar dano ao indivíduo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com