TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigo: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este Trabalho Acadêmico foi elaborado a partir de etapas previamente definidas, onde abordaremos o conceito de Comportamento Organizacional (CO).

Neste trabalho poderão ser observadas análises feitas com relação ao comportamento humano frente às organizações e entre os integrantes das mesmas.

É observada, também, a importância da inovação, da liderança correta, do trabalho em equipe e as principais funções dos administradores dentro das organizações, cujos objetivos são o crescimento, a lucratividade, a sustentabilidade e o bem comum.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência, da decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O Comportamento Organizacional está ligado diretamente na modelagem do ser humano, influenciando nas necessidades e motivando os indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos nas empresas, incentivando a produtividade, fazendo superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Na busca de avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa.

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos e organizações, no intuito de alcançar produtividade e buscar identificação das causas ou razões que determinam fatos, acontecimentos ou fenômenos, é uma dinâmica dentro do ambiente de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo definição de Karla Sampaio, comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Buscando alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, bem como, promover a cidadania organizacional.

No livro, comunicação e comportamento organizacional, pág 27 do capítulo 2, PLT, de Derek Pugh, defini comportamento organizacional como: o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela.

Na página 28, do livro mencionado Sorge e Warner assim a definiu: um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e a que propósito elas servem.

Consequentemente, o comportamento organizacional é uma área da administração que, por meio da pesquisa e integração social, se preocupa em explicar o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho das empresas.

PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO

Das pessoas entrevistadas, percebemos que todos de alguma forma são inovadores, por que possuem elementos de cunho tecnológico. Exemplo: computador e ferramentas que dão subsídios para continuarem atuando no mercado de trabalho.

Todos concordam que essa inovação tecnológica, facilita no dia-a-dia, na busca de pesquisa, informações atualizadas, comunicações online etc.

Falando ainda da importância do mesmo em relação às questões sociais e políticas, todos concordam que com essa inovação tecnológica, as notícias chegam mais rápidas, sendo assim a população fica bem mais informada dos fatos ocorridos no mundo. Não podemos esquecer que vivemos no mundo globalizado e que as questões sociais e políticas são refletidas na sua grande maioria, na economia e política mundial. No computador, a informação contribui para o agendamento, resolução, informações, comprometimento, minimização de tempo e retrabalho e vários outros elementos agregados à tecnologia e inovação no mercado de trabalho.

Todos usa essa tecnologia inovadora para o trabalho e uso pessoal.

Os usos diários dos entrevistados são: 40% e de 2 a 3 horas.

60% e de 4 / 5 horas ou mais.

OBS: Pesquisa realizada no ambiente de trabalho, com pessoas entre 25 a 40 anos.

TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA

A ideia de trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos.

* Ter objetivos comuns.

* Não são todas as empresas que transformam grupos de trabalho em equipes vencedoras.

* Toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados.

* É missão do líder, inspirar em seus colaboradores, a motivação para a conquista de seus objetivos.

* O líder é o modelo, para tanto, deve ter comportamentos plausíveis.

A figura nos mostra um trabalho em equipe fracassado, com os trabalhadores parados e observando a discussão dos dois líderes, que estão nervosos e irritados por não terem obtido êxito no trabalho e não terem chegado ao denominador comum de seus objetivos. Notamos ainda que essa equipe trabalhou sem a liderança de um líder, e sabemos que para se trabalhar em equipe precisamos de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos para podermos gerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com