TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Monografias: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

“Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.” Robbins, Stephen P. Comportamento Organizacional, 11ª Edição, pág. 6

“O Pensamento Sistêmico foi concebido pela humanidade para mudar o paradigma em que todos viviam” Pereira, Sônia M. Soares R

“Os líderes devem ser também pessoas capazes de implementar a mudança, de fazer as coisas acontecerem, identificando o que deve ficar como está, o que deve mudar primeiro, como deve ser mudado, quais as pessoas mais indicadas para o processo, quais as tecnologias e estruturas que devem ser utilizadas etc. Portanto os líderes envolvidos com a mudança devem ser pessoas de ação.” Persona, Mário - O líder na gestão de mudanças

Palavras chave: Comportamento Organizacional, Pensamento Sistêmico, O líder na Gestão de Mudanças

SUMÁRIO

DESENVOLVIMENTO........………………………………………....…………...6

CONCLUSÃO……………………………………………………………….........9

REFERÊNCIAS…………………………………………………………….........10

DESENVOLVIMENTO

Comportamento Organizacional / Pensamento Sistêmico / Papel do Líder na Gestão de Mudanças

Comportamento Organizacional é a área da Psicologia que estuda o impacto que um individuo, grupo ou organização reflete em um outro indivíduo, grupo ou ambiente, interferências positivas e negativas, e o estudo para melhorar a qualidade nos relacionamentos organizacionais. O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também identificar os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções.

A análise do Comportamento Organizacional pode ser feito em 3 níveis:

Análise Individual – Estuda as características pessoais, éticas e morais do indivíduo, suas expectativas, motivações, habilidades e competências demonstrada individualmente através de seu trabalho ou atividade proposta.

Análise do Grupo – Estuda a comunicação entre os integrantes da equipe, entre departamentos, conflitos, tomadas de decisões, a influência e o poder do líder neste contexto.

Análise do Sistema Organizacional – Estuda a cultura organizacional, sua política e práticas em recursos humanos.

Para estudar o Comportamento Organizacional de uma determinada empresa precisamos nos ater aos seguintes tópicos: motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Esta ordem apresentada não reflete o grau de importância de cada tópico citado, pois para isso será necessário um projeto que contenha planos de ação que direcionem para o resultado almejado.

No século XX uma corrente filosófica chamada Pensamento Sistêmico, surgiu da necessidade de orientar a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia de um novo ideal de mundo e de desenvolvimento, pois o estudo reducionista ou cartesiano, até então observado, deixava muitas lacunas por ser um estudo fragmentado.

Vivemos em um mundo em que tudo é interligado e interdependente, como o corpo humano, uma floresta ou uma empresa, o pensamento sistêmico é uma nova forma de percepção da realidade, pois contempla o todo e não as partes.

Exemplificando, podemos dizer que se temos uma dor de cabeça, não devemos simplesmente tratar da dor, mas sim buscar a causa da dor, através de uma abordagem sistêmica, que contemple a pessoa como um todo e não apenas a sua cabeça dolorida.

Quando uma criança apresenta alguma dificuldade de aprendizado, faz-se necessária uma avaliação multidisciplinar (sistêmica) para identificar qual a problemática envolvida na dificuldade, para isso, faz necessária a avaliação de vários profissionais como o psicólogo, o fonoaudiólogo, o neurologista, o psicopedagogo, o oftalmologista, o otorrinolaringologista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com