TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De PSICOLOGIA

Trabalho Universitário: ATPS De PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

A PSICOLOGIA E A APRENDIZAGEM

A Psicologia está inseparavelmente ligada à educação, pois ajuda a entender os propósitos da mesma, de tal maneira que se possa construir o ser humano como um todo, sobretudo mentalmente. E assim sendo, compreender suas diversas fases de desenvolvimento.

Uma das contribuições da psicologia para a educação é fornecer subsídios para a elaboração de planejamentos, permitindo uma maior compreensão e conhecimento do desenvolvimento dos alunos entendendo melhor sobre a aprendizagem e como pode ser feita da melhor maneira possível. Além dessa existem várias outras contribuições que ajudam nos fundamentos da educação.

Com isso, o professor, nos dias de hoje, deve se preocupar muito em compreender seu papel desafiador na aprendizagem, pois esta determina o pensamento, a linguagem, as motivações, atitudes e a personalidade das crianças e adultos.

Para o psicólogo Skinner(1904-1990), “a aprendizagem é uma associação entre o estímulo e a resposta resultante de um ato do sujeito”. Ou seja, para aprender temos que ser estimulados a isso, através de reforçadores positivos ou negativos, onde ganhamos pelo esforço ou ao contrário, temos nossa recompensa retirada.

Já para Monteiro e dos Santos (2002) “grande parte das aprendizagens humanas estão baseadas na observação”, através do que vem a imitação e identificação com os modelos sociais, como os pais, professores e amigos...onde muitas vezes o professor é mais imitado que os pais ou familiares diretos!

Independente dos vários tipos de aprendizagem, alguns fatores influenciam o desenvolvimento da personalidade do aluno, que muitas vezes é resultado de um conjunto de fatores, entre eles o fator social, a cultura dos pais, o convívio social, o poderio econômico.

A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do diálogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita. É através das relações, enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente, que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.

Assim sendo, em todas as modalidades de ensino, a psicologia faz com que a aprendizagem se torne mais eficiente e fácil de ser assimilada.

TEORIAS E SEUS ASPECTOS CONCEITUAIS

TEORIAS

PSICOLOGIA - ASPECTOS CONCEITUAIS

CONTRIBUIÇÃO PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

AUSUBEL TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

- Valorização da linguagem;

- Aprendizagem com significado;

- Estrutura cognitiva;

- Aprendizagem por assimilação.

- Processo dinâmico que vai sendo construído.

- Interação do novo conhecimento com já existente, assimilar o que esta sendo aprendido com que já sabe.

PIAGET TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM

- Estágios do desenvolvimento da inteligência;

- Interação indivíduo com o meio;

- Percepção do universo que o cerca;

- Observação realizada em crianças, e como é seu desenvolvimento;

- Estágio de desenvolvimento sensório motor de (0 a 2 anos) pré-operatório de (02 a 06 anos) operatório- concreto (07 a 11 anos) operatório-formal (12 a 16 anos).

VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL

- A mente do ser humano e o aprendizado se da através de mediação, ferramentas e signos;

- Zona de desenvolvimento proximal;

- Teoria da atividade;

- O aprendizado é uma atividade social;

- A linguagem como intercambio social, ela é fundamental no desenvolvimento das funções psicológicas;

- Na educação a interação, que é um dos conceitos fundamentais da teoria de Vygotsky;

- Quanto mais ricas as interações, maior e mais sofisticado será o desenvolvimento.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

Na teoria da aprendizagem significativa, ou como definida por Ausubel, teoria psicológica da aprendizagem verbal, é a que explica como se adquire e se retém o conhecimento quando apresentado de forma verbal.

Segundo Ausubel (1980), “o fator isolado mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Averigue isso e ensine de acordo”.

Essa teoria estuda como a aprendizagem ocorre, de que forma ela acontece e quais os resultados que serão obtidos. Trata-se de uma conexão entre um conceito pré-existente e a informação recebida, formando uma nova ideia a partir de conhecimento já existente no indivíduo.

Pode-se dizer que essa é uma aprendizagem pessoal, pois depende da forma que cada um apresenta seus recursos cognitivos.

Com o passar dos tempos, esses conceitos já estabelecidos foram construídos e formaram um novo conceito. Uma criança aprende o alfabeto e a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com