TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Psicologia

Exames: ATPS De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Nesta segunda etapa, contém um relatório de como a Psicologia começou a ser aplicada no esporte. A Identificação da evolução da Psicologia do Esporte em diversos países, e onde ela se desenvolveu com resultados práticos em competições importantes.

2ª Etapa – Relatório de como a Psicologia começou a ser aplicada no esporte e a evolução da Psicologia do Esporte em diversos países, e onde ela se desenvolveu com resultados práticos em competições importantes.

De acordo com pesquisas realizadas, temos para nós que a Psicologia do Esporte, começou a ser aplicada no esporte conforme as necessidades foram surgindo. A o longo dos anos, temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações de pesquisadores e profissionais. Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançado por atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões.

Evolução, Desenvolvimento e Resultados Práticos.

“Interpretada como um produto da década de 1980, a Psicologia do Esporte tem sua história escrita a partir do início do século XX na Rússia e Estada Unidos (R. Weinberg & D. Gould, 1995; Wiggins, 1984; J. Willians & W. Straub, 1991) e, mais precisamente, a partir da Copa do Mundo de Futebol de 1958, no Brasil (K. Rubio, 2000. a). A produção acadêmica da área é uma associação de conhecimentos da psicologia clínica e social, sob a influência das variadas correntes teóricas e paradigmas da Psicologia, aplicada à observação, análise e intervenção dos comportamentos e atitudes dos seres humanos no contexto da prática do esporte e da atividade física”.

J. Cruz, 1997; J. Riera & J. Cruz, 1991; Rubio, 1998.

O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dado pela atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos, e esteve presente na comissão técnica da seleção brasileira que foi à Copa do Mundo de Futebol de 1958 e conquistou o primeiro título mundial para o país na Suécia.

Conclusão

Conforme descrito resumidamente, concluímos que a Psicologia foi inclusa no esporte pela falta de controle de inúmeras situações variadas. Sua evolução foi iniciada na Rússia e Estados Unidos a partir do século XX. Desenvolvida no Brasil em 1985 aplicada nos atletas que mais tarde, foram campeões mundiais na Suécia.

De outro ângulo, visando a Psicologia em geral declaramos que é preciso inserir- se no ambiente esportivo e, aos poucos, colaborar para a transformação da cultura e prática esportiva. Podemos agir tanto na busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com