TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA

Exames: ATPS PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este trabalho visa trazer para nosso cotidiano as principais dúvidas e questionamentos sobre, humilhação social, a invisibilidade do homem em se fazer presente para algumas questões, sociais, políticas e humanas.

Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade.

Seu problema central é a transformação do indivíduo em sujeito.

Talvez estejamos demasiadamente acostumados a trabalhar com teorias já prontas, onde o poderia ser descoberto já o foi, ou, em outras palavras, teorias não familiares, que não nos assustam, mas que, por outro lado, pouco nos provocam.

É uma concepção que nos obriga a examinar as maneiras como as relações sociais são criadas e sustentadas por formas simbólicas que circulam na vida social, aprisionado as pessoas e orientando-as para certas direções.

ETAPA 1

Humilhação social

.

Durante o estudo verificamos que vivemos cercados de problemas sociais, onde existem muitas desigualdades. este é um problema que gera vários outros indivíduos, como humilhação, sentimento de inferioridade e desrespeito para com a sua maneira de viver. O tema foi tratado por dois pensadores que atravessaram a Segunda Guerra com grande capacidade e competência de falar e dialogar: "Freud e Marx" (pais da psicanálise). Quem determina um ser não é a sua consciência segundo Marx. Para Freud, o passado é quem determina o futuro, ou seja, a razão. É o pensar e o agir que mexe com o ego, com a estrutura do ser humano. O ser humano pode mudar tudo, mas para isso, é necessário uma razão, ou mesmo uma emoção que sempre impulsiona uma ação.

A humilhação social e a invisibilidade pública são fenômenos presentes em nosso meio no dia a dia, e de muitas pessoas, moradores de rua marginalizados, e em várias classes trabalhadoras, essas pessoa não são enxergadas como humanas e sim como objetos.

Trata-se de uma percepção humana prejudicada e condicionada à divisão social no trabalho, ou seja enxerga-se somente a função e não a pessoa. Um simples "bom dia ", e a pessoa pode se sentir valorizada.

Lutar contra a invisibilidade é um desafio.

Com isto acarretam-se vários problemas na vida das pessoas, tais como: físicos, sociais, políticos e psicológicos, os quais, uma vez implantados dificilmente são resolvidos. Uma pessoa que sofre humilhação nunca mais será a mesma, pois ficará sequelas para a vida toda.

A humilhação social é tanto um problema político quanto psicológico, pois os dois contribuem para uma situação de constrangimento, onde a classe trabalhadora menos favorecida convive em seu dia a dias.

Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus tratos. Para os pobres, a humilhação ou é uma realidade ou é frequentemente sentida como uma realidade inerente, sempre espreita-lhes, onde quer que estejam. O valor monetário corrompe as relações humanas, anulando conceitos como: amor caráter e respeito.

ETAPA 2

Invisibilidade Social

Nos dias de hoje todo ser humano tem um principal objetivo de vida: ter/desempenhar um papel importante na sociedade. Mas a grande pergunta por trás dessa afirmação é a seguinte: Qual a definição de um papel importante? É o que exatamente tentaremos responder com este texto.

Este não é um fenômeno novo, apenas a sua denominação é nova. Desde a antiguidade vários grupos de seres humanos eram colocados em situação de inferioridade em suas sociedades, pelo simples fato de desempenharem uma atividade que não era considerada de valor, o que é uma mentira, pois essas atividades “desvalorizadas”, na verdade, são à base de toda economia e sociedade.

Os escravos, os servos da antiguidade eram os seres humanos invisíveis, já hoje os exemplos são os mendigos, os catadores de lixo, garis, seguranças são um bom exemplo de seres humanos invisíveis.

Ser socialmente invisível é ser desprezado, seja pela própria indiferença ,seja pelo preconceito. Este grupo de pessoas é colocado a margem da sociedade, fazendo apenas parte da paisagem urbana.

Percebemos que há diversas formas de invisibilidade social: econômica é aquela que se dá pelas pessoas com poucas condições financeiras e sofrem preconceitos, também existe a racial que é verificada pela cor da pele, pela etnia do indivíduo, a etária que geralmente a das pessoas idosas que sofrem preconceitos diários onde a sociedade os veem como “inúteis” entre outras.

A invisibilidade social é um fenômeno que traz consequências psicológicas para aquelas pessoas depressões, surtos psicóticos são os transtornos mais comuns que afetam estes seres humanos.

Um episódio recente na história do Brasil, foi o caso do ônibus 174 no Rio de Janeiro que um ser humano ao assaltar um ônibus este assalto não foi bem sucedido, em seguida sequestra seus passageiros no intuito de chamar atenção, já que sempre foi invisível. Esse caso foi tão tocante que virou um documentário Ônibus 174.

ETAPA 3

Homens invisíveis

.

A Cultura ocidental contemporânea assistiu o paroxismo da maldade humana quando o próprio homem, de maneira inédita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com