TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicologia Da Educação - Filósofos

Dissertações: ATPS Psicologia Da Educação - Filósofos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

1) Principais autores e conceitos dessa teoria.

2) Postura do professor e sua relação com o aluno.

3) Visão pedagógica sobre a aprendizagem.

4) Metodologia de ensino e aprendizagem.

5) Forma de avaliação.

Skinner – Behaviorismo

1) Os principais autores são Pavlov e Skinner. Os conceitos se baseiam no comportamento. O aluno é considerado como uma tabula rasa, nasce com a possibilidade de aprender, e compete ao professor dar os ensinamentos necessários. O meio determina o aprendizado e o modo como o aluno aprende. O aprendizado vem de fora para dentro. De acordo com o que o professor estabelece, é analisado o comportamento e nível de aprendizado adquirido.

2) O professor analisa as dificuldades de seus alunos e se organiza para que, correspondendo à essas necessidades, o aluno possa ter uma compreensão do conteúdo mais facilitada. O professor tem como responsabilidade, sanar as dúvidas dos alunos mantendo-os em constante atividade para que isso seja associado a vida. Evitando que haja acúmulo dessas dificuldades.

3) O Behaviorismo visa que o aluno é apenas uma cabeça vazia com a função de aprender, o aprendizado vem de acordo com o meio que se associa e se encontra, e este é o determinante do tipo de aprendizado e o modo como irá aprender, cabendo ao professor organizar-se, mesmo que não seja levado em consideração a compreensão do aluno, este apenas reproduz de forma repetida e decorada o que lhe foi passado, pois ele não é capaz do verdadeiro conhecimento.

4) A metodologia utilizada é a de observar o comportamento de cada aluno, analisando e estudando meios e métodos para que a aula seja simplificada, mas não respondendo a uma simplificação particular e sim em comum para todos os alunos, uma aula de perspectiva ampla. A punição e a premiação é uma forma para que aluno se submeta a “aprender”.

5) A forma de avalia é baseada para que o aluno assimile, memorize, copie e até mesmo imite o que lhe foi apresentado, com textos, perguntas, avaliações e provas dissertativas, resoluções de problemas, feedbacks em sala e etc.

Gestalt

1) Os principais autores são: Marx Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Köhler. Nesta teoria entende-se que cada indivíduo responde a percepção ou forma distinta de acordo com a realidade de um, individualmente.

2) A percepção do professor para com o aluno é de suma importância, tão mais do que as respostas específicas dadas a cada estímulo. O aluno tende a aprender de acordo com a sua percepção e realidade. É a partir do entendimentos do todo que o aluno percebe as partes. O ensino parte das possibilidades do aluno e não necessariamente da matéria apresentada, o professor tem que contribuir para que os alunos tenham seus próprios insight.

3) Na visão pedagógica entende-se que a percepção de cada aluno é única, de acordo com a sua experiência e realidade. Portanto a compreensão e observação do comportamento do aluno para que se entenda seus meios de aprendizagem para que se possa elaborar meios para o indivíduo não sair de seu entendimento particular.

4) Como metodologia de ensino, tem-se o suporte da psicanálise para a compreensão de como o indivíduo percebe. É levado em consideração a emoção, a cultura, os sentimentos.

5) O aluno é avaliado de forma a conseguir percepção aos exercícios propostos. Portanto o aprendizado é avaliado não de forma que o conhecimento, a resposta seja a mesma para todos os alunos e sim de forma que demonstre que o aluno é capaz de, sobre aquela percepção, poder executar as seguintes formas de percepções.

Freud – Psicanálise

1) Freud é o principal autor. A psicanálise tem como conceito, entender a personalidade do indivíduo, o comportamento deste e as atitudes que o levam a tais condições e refletem em seu dia-a-dia, influenciando suas condutas.

2) A relação do professor para o aluno nesta teoria se baseia em orientação, fazer o aluno enxergar suas atitudes e saber em que isso interfere em sua vida social, seja na escola, em casa, ou qualquer outro meio. A relação se torna de forma afetiva que possibilita o processo pedagógico.

3) A visão pedagógica é de que o comportamento do indivíduo é sempre motivado por instintos ou necessidades básicas, assim sendo, ele busca sempre formas de estar ou encontrar seu equilíbrio

4) A metodologia utilizada é a motivação. Fazer o aluno buscar por satisfazer-se, estar sempre buscando em suas necessidades, formas de saná-las, motivando-o a isso. Criar a ele estruturas psicanalíticas para seu processo de aprendizagem.

5) A forma de avaliação desta teoria esta na avaliação diária, em aquilo que o aluno apresenta de melhora em seu comportamento.

Piaget – Construtivismo

1) O autor principal autor é Jean Piaget. O conceito de seu estudo é de que o indivíduo se desenvolve de acordo, não apenas com sua genética, ou suas funções psicológicas, mas também por um processo do meio que esta inserido. De acordo com uma interação de seu mundo interno e externo, o sujeito é capaz de se desenvolver e criar meios para chegar ao conhecimento.

2) O professor nesta teoria, é aquele que promove o desequilíbrio, ou seja, cria ao sujeito, meios de que ele próprio busque seu equilíbrio interno, pois assim o conhecimento é construído de acordo com a própria realidade que o aluno esta inserido.

3) A visão pedagógica é de que o aluno em seu desenvolvimento pessoal, aprimore suas relações cognitivas, físicas e afetivas, buscando o conhecimento por si e de acordo com sua realidade.

4) Como cada indivíduo tem seu próprio processo de aprendizagem, os métodos são criar a eles situações que o motivem a buscar a solução para problemas de acordo com a realidade, porque este processo requer que os alunos utilizem seus aprendizados e busquem interiormente ou exteriormente, habilidades que lhe sejam uteis. Formas uteis de conhecimento

5) A avaliação é feita de acordo com a competência de cada indivíduo, afinal cada ser apresenta um característica única

Vygotsky – Psicologia Histórico-Cultural

1) O principal autor é Lev Vygotsky. O conceito desta teoria consiste em que, para que o indivíduo aprenda, ele tem que estar inserido num contexto social entre o meio que vive e também se dá pela interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com