TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Desenvolvimento Humano, Etapa 3 passo 1

Por:   •  23/5/2015  •  Dissertação  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

 ATPS Psicologia do Desenvolvimento – Criança e Adolescente

Etapa 3 – Passo 2

Responder as seguintes perguntas:

1 - Qual objetivo das pesquisas realizadas nos dois artigos disponibilizados e lidos no passo 1 ?

R: Tem como objetivo avaliar o desempenho motor de crianças com e sem indicativos de dificuldades de aprendizagem e discutir o desenvolvimento de competências psicossociais do ponto de vista proativo da promoção de saúde psicológica e fator de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

1.1 - Como os autores conseguiram chegar aos objetivos das pesquisas?

R: Através do Teste de Desempenho Escolar (TDE), a Bateria para Avaliação do Movimento da Criança (MABC) e através de definição de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) para fazer observações.

1.2 - Qual a relação existente entre o desenvolvimento motor e o processo de aprendizagem em crianças do ensino fundamental?

R: O desenvolvimento da motricidade fina possui ligação extrema com a aquisição da escrita, sendo visto problemas na aprendizagem da escrita em grande parte das crianças que possuem dificuldades motoras finas. Assim podemos dizer que dificuldades na coordenação motora, podem, se não causa, aumentar as dificuldades na aquisição da escrita.

            1.3 - Quais os principais problemas psicossociais existentes no Brasil apontados pelos autores?

R: Os principais problemas psicossociais são: a falta de nutrição e alimentação adequada para as crianças, pouca motivação dos pais e professores, problemas psíquicos e emocionais, localização da escola, condição socioeconômica, baixa estima, etc.

           1.4 - Quais as competências psicossociais apontadas pelos autores como necessárias para proteção da infância?

R: O Autoconhecimento, que é a capacidade de perceber e reconhecer as próprias habilidades e limites; a Empatia, que é a capacidade de entender as pessoas; o Relacionamento Interpessoal, que é a capacidade em iniciar, manter e, se preciso, terminar relações de maneira saudável; a Comunicação Eficaz, que é a capacidade de se expressar verbalmente ou não, de forma adequada para cada situação; Lidar com Sentimentos e Emoções, que é a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros; Lidar com Estresse, que é a capacidade de reconhecer as fontes de estresse e achar soluções para acabar ou reduzi-lo; o Pensamento Criativo, que é a capacidade de encontrar alternativas que facilitem em situações diversas; a Tomada de Decisões, que é a capacidade de avaliar e decidir  as consequências, risco e benefícios que cada situação apresenta;  o Pensamento Crítico, que é a capacidade de refletir e analisar as situações  partir de diferentes perspectivas e opiniões; a Resolução de Problemas, que por sua vez, refere-se a capacidade de lidar de maneira construtiva em situações causadoras de tensão e/ou conflitos, utilizando recursos do próprio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com