TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de psicologia da educação

Seminário: ATPS de psicologia da educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “psicologia da educação’’ sob orientação do professor-tutor a distância Leandra Maria Luna Navarros

SOBRADINHO, 14 DE SETEMBRO DE 2012

Freud criou a psicanalise que é a área do conhecimento que abrange o estudo do inconsciente humano. Para Freud os distúrbios desenvolvidos pelo indivíduo na fase adulta, tem início ainda na infância durante o seu desenvolvimento e são causados em sua maioria por repressões vividas na fase inicial da vida, principalmente relacionadas as questões sexuais, Freud acredita que a educação acaba sendo prejudicada por causa da moralidade da nossa sociedade. Ele defende que toda criança deve receber uma educação sexual assim que demonstrar interesse pelo assunto, mas afirma também que é muito difícil lidar com esse tipo de situação, pois dependendo da explicação, não sendo satisfatória para a criança, ela vai acabar criando ela própria suas próprias explicações para tais questionamentos. Freud faz relação entre ID (superego) e Ego onde: ID representam nossos desejos e impulsos e é regido pelo "princípio do prazer", já o EGO é a parte racional da alma, nossa consciência moral. A partir dessas ideias podemos dizer que para Freud a aprendizagem e o desenvolvimento humano estão ligados diretamente a sexualidade e que é ainda na infância que esses processos ocorrem. Ele defende que o papel dos professores é ensinar e não reprimir ele gostava de saber nas entrelinhas todos os sentimentos de seus pacientes, assim conseguiu identificar o problema que ele tinha e ajudou a população.

Jean Piaget foi um cientista cujo conhecimento se deu pela descoberta que segundo ele a própria criança faz. E que a aprendizagem é construída pelo aluno e a sua teoria inaugura a corrente construtiva. Educar para Piaget é provocar a atividades, isto é, estimular a procura do conhecimento. Segundo ele o professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar. Piaget divide sua obra em três etapas: sendo que a primeira se tratando da formação do conhecimento da criança, na segunda ele aborda sobre as condições da constituição do conhecimento da criança e já na terceira ele faz pesquisas experimentais de questões epistemológicas a partir do conhecimento básico da ciência. Suas obras não tratam tanto sobre educação, entretanto suas pesquisas nos dizem respeito às questões epistemológicas sendo baseadas em temas educativos contemporâneo. É nesse sentido que ele se torna importante. Ela contribuiu muito para os novos de estudar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da moral, os quais teriam como base a esquematização progressiva das ações internas e externas e a necessidade de levar em conta as diferentes formas das relações sociais para ele a inteligência e um processo ativo de adaptação ao meio. Piaget influenciou no estudo da socialização, da afetividade humana e do simbolismo.

A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escola e professores. Porque suas obras fazem resistência aos métodos pedagógicos tradicionais numa época de crise, guerras, separação e individualismo. Henri Wallon foi um estudioso que se dedicou muito a área do psiquismo humano, ele revolucionou a perspectiva e contribuiu muito para localizar o gênese da maior parte dos processos psíquicos, ele participava de debates sobre o tema da educação contribuindo com criticas á educação tradicional e vale lembrar que ele não propôs um método pedagógico. O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa completa considerando o meio aonde ela vive. Para Wallon a escola é a base da formação, ele motivava a investigação educacional citava muitos exemplos de como era a educação fascista dizia, que esse regime mantinha os estudantes em sintonia com seu lado primitivo, eles reprimiam duramente e acabavam virando uma dimensão político-social e as pessoas obedeciam fielmente, pois queriam reconstruir a sociedade. O movimento de escola nova rompia com a opressão e acabava por desprezar as dimensões sociais da educação fazendo com que aumenta-se mais ainda o individualismo. No requisito professor ele oferecia subsídios para que eles refletissem sobre sua relação com o aluno e ajudava a organizar o trabalho em sala de aula e cobrava da escola o atendimento do individuo na integridade dos domínios que o constituem (motor, afetivo e cognitivo).

Lev Vygotsky foi um pensador complexo e tocou um muitos pontos da pedagogia contemporânea ele produziu mais de 200 trabalhos científicos, convergiu o tema da criação da cultura, impulsionou os professores a desenvolver o psíquico das crianças ele tornou-se o centro do pensamento psicológico, a terio dele foi construída numa base solida ele acreditava que o sujeito passa-se por um processo de trocas de meio social e cultural haveria uma interação e desenvolveu também a zona de desenvolvimento proximal. Desse modo o aprendizado não é subordinado totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando altos níveis de conhecimento. O ensino para Vygotsky deve-se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o aprendizado vem antes. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mais amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim por exemplo, com o domínio de escrita, o aluno adquire a capacidade de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.

Outro

Psicologia da Educação

Prof. Helenrose Aparecida Silva Pedroso Coelho

Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à Educação: Freud, Piaget, Wallon e Vygotsky.

Bárbara Catiane Vasconcelos Alves/RA 354185

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »