TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanista

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Humanista

A Abordagem Humanista surgiu através da teoria de Carl Rogers, onde sua principal função é ter o aluno como o centro da escola.
Foi desenvolvida durante do século XX, em um movimento histórico que foi contra as práticas pedagógicas que eram valorizadas.
A imagem que esperavam encontrar na escola era como a da abordagem tradicional, onde o foco é o professor e o ensino do aluno.
Mizukami (1986), colocou o método de ensino centrado diretamente ao aluno, onde ele possui o direito de aprender o que realmente deseja e não ser alienado com os outros fatores. Tem como intuito ajudar no desenvolvimento da personalidade do aluno, colocando-se  como primeiro lugar.
Existe um zelo pela saúde mental e emocional do sujeito, com o seu interior e autoconceito.
Existem cinco princípios básicos da Psicologia Humanista:
1- As pessoas são mais do que a soma de suas partes;
2- Para entender as pessoas é preciso olhar dentro de seu contexto humano;
3-
Os seres humanos são conscientes, bem como conscientes desta consciência.
4-
Os seres humanos têm livre arbítrio e são capazes de fazer suas próprias escolhas, mas com essas escolhas vêm grandes responsabilidades;
5- Os seres humanos procuram as coisas intencionalmente e visam deixar sua marca no mundo, estabelecendo metas, expressando criatividade e buscando o significado
.
A Abordagem Humanista introduziu novos métodos de pensamentos sobre o comportamento humano e a motivação, ajudando muito para compreender-se a mente e a forma que o ser humano se comporta.

Essa abordagem, deseja o desenvolvimento de cada aluno em si,  mostrando-se a importância que ele possui dentro de uma escola, exibindo-se que o professor está lá apenas para ser seu auxiliar, que dá assistência em seus conhecimentos de vida, também sendo inserindo a realidade individual e grupal. 
O professor em si não passa seus conhecimentos, o conteúdo vem das experiências vividas pelos alunos. É criado uma circunstancia para que os alunos aprendam.

[...] A educação assume significado amplo. Trata-se da educação do homem e não apenas da pessoa em situação escolar, numa instituição de ensino. Trata-se da educação centrada na pessoa, já que essa abordagem é caracterizada pelo primado do sujeito. No ensino, será o ‘’ensino centrado no aluno.’’ (MIZUKAMI, 2001. p.44 )

Nesse trecho Mizukami aborda bastante o humanismo, mostrando que a educação possui diversos significados e não apenas o que a abordagem tradicional diz.
Em relação a escola, será um lugar onde o aluno sentirá prazer de ir, pois terá seu devido respeito e ganhará sua autonomia.
Na avaliação, Rogers defende a auto-avaliação, pelo fato de que apenas o aluno pode conhecer suas experiências e com isso o julgamento só pode ocorrer-se internamente.


[...] A avaliação de cada um de sua própria aprendizagem é um dos melhores meios pelo qual a aprendizagem auto-iniciada se torna aprendizagem responsável. (ROGERS, 1972, p.142 apud MIZUKAMI, 2001, p. 56)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com