TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Tradicional

Trabalho Universitário: Abordagem Tradicional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  4.115 Palavras (17 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 17

ABORDAGEM TRADICIONAL

Características Gerais

Trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela seguiram.

Snyders (1974), num estudo sobre o "ensino tradicional", defende a necessidade de compreender esse tipo de ensino e suas justificativas. Somente uma avaliação cuidadosa e crítica tornará possível ultrapassá-lo ou fazê-lo melhor.

O ensino tradicional, para Snyder, é ensino verdadeiro. Tem pretensão de conduzir o aluno até o contato comas grandes realizações da humanidade: obras-primas da literatura e da arte, raciocínios e demonstrações plenamente elaborados, aquisições científicas atingidas pelos, métodos mais seguros. Dá-se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam o especialista, os modelos e o professor, elemento imprescindível na transmissão de conteúdos.Como se sabe, o adulto, na concepção tradicional, e considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores.

Homem

O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele. É um receptor passivo até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos.

Mundo

A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo é externo ao indivíduo e este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os ideais, as aquisições científicas e tecnológicas, os raciocínios e demonstrações, as teorias elaboradas através dos séculos. De posse desse instrumental, o indivíduo contribuirá, por sua vez, para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social, etc.

Sociedade-cultura

Os tipos de sociedade e cultura podem ser os mais variados na utilização desse tipo de ensino, visa a sua perpetuação, ao mesmo tempo que a produção de pessoas eficientes que consigam impulsioná-los em direção a um maior domínio sobre a natureza, ampliando e aprofundando as áreas de conhecimento.Esse objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.

Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa nãofoi atingido, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.

O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização dos indivíduos. Dessa forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas.

Para Paulo Freire (1975), este tipo de sociedade mantém um sistema de ensino baseado na educação bancária (tipologia mais aproximada do que se entende por ensino nessa abordagem), ou seja, uma educação que se caracteriza por "depositar", no aluno,conhecimentos, informações, dados, fatos, etc.

Conhecimento

Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. A atividade do ser humano é a de incorporar informações sobre o mundo (físico, social,etc.), as quais devem ir das mais simples às mais complexas. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.

Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano. É um ensino que se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.

Educação

a abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como produto , já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, daí a ausência de ênfase no processo. Trata-se da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente. Este tipo de concepção de educação pé encontrado em vários momentos da história, permanecendo atualmente sob diferentes formas.

Ensino-aprendizagem

A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo professor. Comumente, pois, subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelo imitados.

Professor-aluno

A relação professor-aluno é vertical, sendo que (o professor) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc. Ao professor compete informar e conduzir seus alunos em direção a objetivos que lhes são externos, por serem escolhidos pela escola e/ou pela sociedade em que vive e não pelos sujeito do processo.

O professor detém os meios coletivos de expressão. A maior parte dos exercícios de controle e dos exames se orienta para a reiteração dos dados e informações anteriormente fornecidos pelos manuais.

Metodologia

Se baseia na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomada quase como auditório.

O professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita exclusivamente a escutá-lo a didática profissional quase que poderia ser resumida em dar a lição e tomar a lição.

No método expositivo como atividade normal, está implícito o relacionamento professor-aluno, o professor é agente e o aluno é o ouvinte. O trabalho continua mesmo sem a compreensão do aluno, somente uma verificação a posteriori é que permitirá o professor tomar consciência deste fato. Quanto ao atendimento individual há dificuldades, pois, a classe isolada e a tendência é de se tratar todos igualmente.

Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com