TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem tradicional

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANDREIA MEIRELES COSTA (C6308I5)

CARLA DA SILVA NUNES(

ABORDAGEM DE ENSINO TRADICIONAL

Pinóquio As Avessas

BRASILIA

2015

Introdução

O Autor Rubem Alves narra a história de uma criança chamada Felipe, na obra existe uma Intertextualização com a história de Pinóquio (Carlo Collodi).

 Felipe tem uma boa comunicação com as pessoas e com os pais, expondo sempre uma grande curiosidade em relação aos seus pensamentos. Ele esta prestes a entrar na escola, com suas inúmeras indagações não respondidas pelos seus pais que nem sempre sanavam as suas duvidas, mencionando que na Escola teria todas as suas perguntas resolvidas.

Abordagem de Ensino Tradicional

        

Por gostar muito de pássaros, seu maior sonho era tornar um profissional e cuidador dessas aves, devido a esse fato ele busca responder as suas questões, pois imaginou que na escola todas as suas curiosidades seriam respondidas.

Enquanto brincava no pátio, soou a campainha e ele se deparou com um longo corredor com varias portas, tudo era muito novo, Felipe não entendeu. Posteriormente é apresentado ao programa educacional, na qual os professores informaram que as crianças seguiriam um roteiro de aprendizagem programado pelos “homens do governo”.

Durante as aulas começou a expor as curiosidades a respeito dos pássaros, a professora vendo que não seria um assunto que remeteria ao contexto da aula, afirma que isso não faz parte do programa de aprendizagem da seguinte matéria. Felipe continua sem saber o nome do pássaro azul, iniciou-se assim a sua frustração.

Pelo fato de pensar nos pássaros e não no ensinamento ministrado durante a aula. Felipe foi diagnosticado com “distúrbio de atenção”. O seu sonho foi substituído pelo programa educacional e assim começou a se adaptar ao sistema de ensino proposto pela instituição.

Conclusão

Devido a limitação na comunicação entre o aluno e o professor, característica presente na abordagem tradicional, Felipe acabou esquecendo o sonho de ser cuidador de pássaros e acabou aprendendo a importância em entrar no mercado de trabalho. Tornando-se assim um profissional respeitado, porem com uma percepção de vazio.

O livro Pinóquio as avessas, utiliza linguagens verbais e não vebais direcionando para todos os públicos como critica a realidade atual onde a educação se baseia naquilo que e imposto, limitando muitas vezes a construção do novo.

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com