TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Tradicional

Por:   •  4/11/2016  •  Seminário  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 4

                   ABORDAGEM TRADICIONAL

O ensino tradicional para Snyders, é verdadeiro, pois tem a pretensão de conduzir o aluno até as grandes realizações da humanidade. Dá-se a ênfase aos modelos, em todos os campos do saber, e privilegiam-se os especialistas, modelos, e os professores, que são elementos imprescindível na transmissão de conteúdo.

Na concepção tradicional o adulto é considerado como um homem acabado, “pronto”, e no início de sua vida, é considerado uma espécie de tabula rasa, na qual são impressas, imagens e informações fornecidas pelo ambiente, já o aluno é considerado um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado.

Nessa abordagem o ensino é somente centrado no professor, ou seja, o aluno apenas escuta, não interroga e nem dialoga com autoridade externa.

O mundo é externo ao indivíduo e está ira apossando-se de uma compreensão cada vez mais sofisticada na medida em que se confronta com os modelos, os ideais, aquisições científicas e tecnológicas, raciocínios, demonstrações, e as teorias elaboradas através dos séculos. Com isso o indivíduo contribuirá para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social etc.

Sabemos que os tipos de sociedade e cultura podem ser os mais variados na utilização do ensino tradicional. O objetivo educacional normalmente encontra-se intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.

Conhecimento ou qualquer outro nome dado a atividade mental, seja capaz de acumular/armazenar informações. Pois a atividade do ser-humano é de incorporar informações sobre o mundo (físico, social etc.), as quais devem ir das mais simples e mais complexas. Leva ao aluno uma organização de ensino dedutivo, e serão apresentados a eles somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.

A educação é uma instrução caracterizada como, transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Também se caracteriza nessa abordagem a educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, daí a ausência de ênfase no processo.

De acordo com escola exemplificamos que é o lugar por excelência onde se realiza a educação, e restringe a um processo de transmissões de conhecimentos em sala de aula. Segundo Émile Chartier (Alian,1978) A escola é o lugar onde se raciocina.

Na relação entre Professor e aluno, é considerada vertical, pois o professor detém o poder decisório quanto ao conteúdo, metodologia, avaliação etc. A metodologia se baseia na aula expositiva e em demonstrações do professor a classe, sendo quase como auditório. Já a avaliação é realizada para visar a exatidão dos conteúdos dado em sala de aula, medindo as informações que conseguem reproduzir.

Enfim o ensino tradicional engloba vários sentidos, e a característica mais comum é a prioridade atribuída a disciplina intelectual e aos conhecimentos abstratos.

De acordo com a leitura do livro (Pinóquio ás avessas), observa- se que Felipe estava muito curioso: Porque as coisas são como são? Como são feitas? Como funcionam? Para que servem? Por vezes ele não se contentava em perguntar, porque na maioria das vezes os grandes não tinham resposta para suas perguntas, e quando o pai e nem a mãe sabiam as respostas para dar as perguntas do menino, eles diziam: Na escola, você aprendera. E Felipe dormia feliz, pensando que na escola os professores responderiam suas perguntas. Mas um dia em sua escola ele faz a seguinte pergunta: Professora todas crianças podem aprender na mesma velocidade? A professora achou melhor não dar atenção a conversa e mudou de assunto, e Felipe se calou e ficou decepcionado, pois achava que na escola os professores dariam respostas as suas perguntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com