TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Tradicional

Por:   •  4/11/2016  •  Seminário  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

                   ABORDAGEM TRADICIONAL

O ensino tradicional para Snyders, é verdadeiro, pois tem a pretensão de conduzir o aluno até as grandes realizações da humanidade. Dá-se a ênfase aos modelos, em todos os campos do saber, e privilegiam-se os especialistas, modelos, e os professores, que são elementos imprescindível na transmissão de conteúdo.

Na concepção tradicional o adulto é considerado como um homem acabado, “pronto”, e no início de sua vida, é considerado uma espécie de tabula rasa, na qual são impressas, imagens e informações fornecidas pelo ambiente, já o aluno é considerado um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado.

Nessa abordagem o ensino é somente centrado no professor, ou seja, o aluno apenas escuta, não interroga e nem dialoga com autoridade externa.

O mundo é externo ao indivíduo e está ira apossando-se de uma compreensão cada vez mais sofisticada na medida em que se confronta com os modelos, os ideais, aquisições científicas e tecnológicas, raciocínios, demonstrações, e as teorias elaboradas através dos séculos. Com isso o indivíduo contribuirá para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social etc.

Sabemos que os tipos de sociedade e cultura podem ser os mais variados na utilização do ensino tradicional. O objetivo educacional normalmente encontra-se intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.

Conhecimento ou qualquer outro nome dado a atividade mental, seja capaz de acumular/armazenar informações. Pois a atividade do ser-humano é de incorporar informações sobre o mundo (físico, social etc.), as quais devem ir das mais simples e mais complexas. Leva ao aluno uma organização de ensino dedutivo, e serão apresentados a eles somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.

A educação é uma instrução caracterizada como, transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Também se caracteriza nessa abordagem a educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, daí a ausência de ênfase no processo.

De acordo com escola exemplificamos que é o lugar por excelência onde se realiza a educação, e restringe a um processo de transmissões de conhecimentos em sala de aula. Segundo Émile Chartier (Alian,1978) A escola é o lugar onde se raciocina.

Na relação entre Professor e aluno, é considerada vertical, pois o professor detém o poder decisório quanto ao conteúdo, metodologia, avaliação etc. A metodologia se baseia na aula expositiva e em demonstrações do professor a classe, sendo quase como auditório. Já a avaliação é realizada para visar a exatidão dos conteúdos dado em sala de aula, medindo as informações que conseguem reproduzir.

Enfim o ensino tradicional engloba vários sentidos, e a característica mais comum é a prioridade atribuída a disciplina intelectual e aos conhecimentos abstratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com