TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem tradicional

Por:   •  4/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM TRADICIONAL

Na abordagem tradicional, o professor é imprescindível na transmissão do conteúdo, sendo o centro do processo ensino aprendizagem, pois o seu papel é de transmitir seu conhecimento pronto e acabado, independente da vontade ou interesse do aluno.

O homem é um receptor passivo, é considerado quando ingressa na escola como uma tábula rasa, onde a escola imprimirá informações para que compreenda o mundo que o cerca.

A forma de avaliação são provas, estas vão determinar se o aluno aprendeu o mínimo exigido para cada série, caso não tenha ocorrido a aprendizagem, a reprovação faz-se necessária.

O diploma é que define a hierarquização na sociedade, Paulo Freire define esta abordagem como educação bancária, ou seja, uma educação que visa “depositar” conhecimentos, informações, dados no aluno, de forma passiva.

A memorização de datas, leis, dados é uma característica marcante nesta abordagem, além de ter o passado como modelo a ser imitado.

A escola é o local onde ocorre a educação, o professor é o mediador entre os alunos e os modelos pré estabelecidos a serem seguidos e reproduzidos.

A relação professor-aluno é vertical, onde o primeiro ocupa o papel de detentor do saber, autoridade intelectual e moral para o aluno. As atividades individuais são preconizadas, enquanto a cooperação entre os educandos é reduzida.

As diferenças individuais são ignoradas, já que há somente um método de ensino para todos, não importando as características particulares. O professor verbaliza e o aluno memoriza.

A metodologia baseia-se na aula expositiva, conteúdo pronto, reprodução automática. As matérias de raciocínio abstrato, atividades intelectuais e o verbal são privilegiadas e as notas são como aquisição do patrimônio cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com