TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Relacionadas ''A Escola Que Sempre Sonhei...'' Rubem Alves

Artigo: Abordagens Relacionadas ''A Escola Que Sempre Sonhei...'' Rubem Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  3.824 Visualizações

Página 1 de 4

Abordagem Psicanalítica - Freud: Segundo Kupfe, Freud, em suas afirmações, nos apresenta os limites da ação pedagógica entre proibir e permitir que o aluno realize de seus desejos, por conta da complexidade da psique humana, entre outros aspectos como: os obstáculos interiores ao processo de amadurecimento, o conflito entre o desejo individual e as exigências e obrigações da vida em comunidade. Dessa forma a escola da Ponte segue uma linha pedagógica onde o proibir e o permitir são estabelecidos pelos próprios alunos através da Assembleia de Alunos, que é uma atividade que reúne todos os alunos, onde são discutidos, analisados e votados os direitos e deveres que consideram fundamentais para o funcionamento da escola.

O campo da “transferência”, onde o professor passa seu conhecimento ao aluno no momento em que esse o “investe” por interesse e o ouve, também é perceptível na Escola da Ponte através do instrumento pedagógico “Eu Preciso de Ajuda”, onde o aluno, depois de esgotadas suas possibilidades de entender determinado assunto, escreve seu nome em uma lista e posteriormente um professor organiza pequenos grupos de estudo para esclarecer as dúvidas do determinado assunto.

Abordagem Construtivista - Piaget: Segundo a teoria construtivista, o conhecimento é resultado da dialética da interação sujeito-objeto, de sua ação e levantamento de hipóteses, sendo um processo interativo em que a espontaneidade tem um papel importante. Para Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo, dessa forma a Escola da Ponte propicia aos alunos um ambiente onde eles possam de forma espontânea construir o conhecimento, pois os alunos não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem, eles apenas formam grupos heterogêneos.

O fator que nos leva a ter um olhar cognitivista para a obra é que nesta abordagem a organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, são comportamentos relativos à tomada de decisões. Na historia percebemos que os alunos têm os espaços próprios e esses são compartilhados e isso faz com que todos aprendam a viver em conjunto e terem autonomia, a tomar decisões conseguindo enxergar os valores dentro da sociedade como, por exemplo: solidariedade, compreensão, liberdade e responsabilidade. São esses os fatores responsáveis pelo olhar da abordagem cognitivista para a historia.

Construtivismo constitui uma ideia de que nada, esta pronto, acabado, e de que especificamente, o conhecimento não é dado em nenhum momento, como algo terminado. Ele se desenvolve pela a interação do individuo com o meio físico e social. Para construtivismo a educação deve ser um processo de construção vivenciada no dia-a-dia para adquirir o conhecimento. Conclui-se daí que o estudante pode construir seu conhecimento, atuando, executando, gestando, construindo este saber a partir do ambiente social em que vive e da relação com os colegas e professores

Abordagem Inteligência Emocional - Goleman: As cinco áreas de habilidades da inteligência emocional mapeadas por Goleman, sendo elas o autoconhecimento emocional, o controle emocional, a automotivação, o reconhecimento de emoções em outras pessoas e a habilidade em relacionamentos interpessoais, estão presentes na escola da Ponte, isso se torna perceptível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com