TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens do livro "Pinóquio às Avessas"

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens contidas no livro “Pinóquio às Avessas”, escrito por Rubem Alves, o qual nos mostra a inocência e grandes expectativas de uma criança. Nos permite pensar e refletir sobre a educação disponibilizada a elas, seja nas escolas ou em casa; analisando esta narrativa, percebemos que um grande problema é a transferência das responsabilidades (casa para escola, governo e sociedade para a escola) quando não se sabe o que, e nem como responder um questionamento de uma criança, a resposta é sempre a mesma: “Na escola irão te ensinar”.

Faremos uma relação com as abordagens de ensino, desde a tradicional, passando pela humanista até chegar na comportamental.

Iniciando com a abordagem tradicional, onde a relação entre professor e aluno é vertical, sendo que só um dos lados (professor) detém o poder sobre a metodologia, o aluno é apenas o ouvinte que recebe a informação e escuta atenciosamente. Segundo Paulo Freire, (educador e pedagogo) no livro “Pedagogia do Oprimido”, trata-se de uma educação bancária, onde o professor “deposita” seu conhecimento em um aluno desprovido de seus próprios pensamentos.

Já a abordagem humanista preocupa-se com o desenvolvimento da personalidade do aluno, cria-se condições para que ele tenha iniciativas e responsabilidades para saber lidar com problemas futuros e se adaptar melhor a mudanças. Os professores precisam ser congruentes, empáticos e respeitosos para que consigam bons resultados dos alunos

Chegando na abordagem comportamental, acredita-se que o aluno a cada esforço deve ser recompensado, se positivos, a tendência é que o aluno repita com maior frequência, se negativo, o aluno deixará de fazer o que for considerado errado. É feito um planejamento da matéria que será passada para os alunos, mas o professor deve controlar de acordo com o aluno para um melhor desempenho.

  1. RELAÇÃO DAS ABORDAGENS COM O LIVRO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”
  1. - ABORDAGEM TRADICIONAL

Podemos notar esse tipo de comportamento, quando Felipe questiona a professora sobre qual seria o nome de um pássaro azul que viu fora da escola, e ela responde: “Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português”. Então ele percebe que nenhuma de suas dúvidas serão respondidas, a não ser que fossem sobre a matéria dada em aula, pois o professor tem que seguir rigorosamente o plano de ensino sem poder falar ou fazer algo que esteja fora do “padrão”. O professor dita as regras e o aluno obedece.

2.2 - ABORDAGEM HUMANISTA

As expectativas apresentadas por Felipe e seus pais, nos leva a busca por uma aprendizagem humanista, Mizukami (1986) a qual o homem concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso, mas que precisa de ajuda para evoluir. Pois o importante é a qualidade de relacionamento interpessoal, fazendo com que professor e aluno aprendam um com outro, possibilitando aos indivíduos a autorrealização. Se essa abordagem fosse utilizada pela escola, Felipe teria realizado suas curiosidades e adquirido mais conhecimento, o que o tornaria um profissional mais satisfeito, sem ter angustia por um dia terem interrompido o seu sonho. Na escola de Summerhill, por exemplo, fundada por Alexander Neill, um dos objetivos era possibilitar a criança à uma infância mais feliz retirando medo e pressão por parte dos adultos, diferentemente do que aconteceu no livro quando os pais de Felipe foram chamados porque ele foi diagnosticado com distúrbio de atenção, fazendo com que os pais o influenciasse com a ideia de que ele só poderia pensar no que estava dentro do “programa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com