TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alzheimer E Qualidade De Vida

Artigo: Alzheimer E Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  6.311 Palavras (26 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 26

SOCIOCULTURAL

Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação

Quality of life: approaches, concepts and assessment

Calidad de vida: abordajes, conceptos y evaluaciíon

Érico Felden PereiraI; Clarissa Stefani TeixeiraII; Anderlei dos SantosIII

IUniversidade do Estado de Santa Catarina

IISociedade Educacional de Santa Catarina

IIIPontifícia Universidade Católica do Paraná

Endereço

________________________________________

RESUMO

Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção.

Unitermos: Qualidade de vida; Formação de conceito; Classificação.

________________________________________

ABSTRACT

Despite the great social relevance, the theme quality of life presents theoretical/methodological inaccuracies, fact that makes difficult the investigation, the dialogue among the different areas that deal with the theme, and mainly, the application of the knowledge produced in the improvement of the population's quality of life. In order to contribute for a clarification of the concept, this study had as objective, through the reading, discussion and analysis of the specialized literature, to present the main approaches, concepts and proposals of classification and assessment of quality of life. It was verified that the approaches and conceptualizations about quality of life are presented in the literature in a varied way and, many times, divergent. The lack of theoretical consensus makes many researches to use concepts as health, well-being and life style, as synonyms for quality of life. New approaches in epistemological study of the topic are necessary as well as studies analyzing the quality of life in times of intervention are needed.

Uniterms: Quality of life; Concept formation; Classification.

________________________________________

RESUMEN

A pesar de la gran relevancia social, el tema calidad de vida presenta imprecisiones teórico/metodológicas, rasgo que dificulta la investigación, el diálogo entre las diferentes áreas que trabajan con el tema, principalmente, en la aplicación del conocimiento producido para mejorar la calidad de vida de la población. En la búsqueda para contribuir para aclarar el concepto, este estudio tuvo como objetivo, a partir de la lectura, discusión y análisis de la literatura especializada, presentar los principales abordajes, conceptos y propuestas de clasificación y evaluación de la calidad de vida. Se observó que los abordajes y conceptos sobre la calidad de vida se presentan en la literatura de forma diversificada y, por veces, divergentes. La falta de consenso teórico lleva muchas pesquisas a utilizaren conceptos como salud, bienestar y estilo de vida como sinónimos para calidad de vida. Nuevos abordajes epistemológicos en el estudio del tema son necesarios, así como estudios que investiguen la calidad de vida en situaciones de intervención.

Palabras clave: Calidad de vida; Formación de concepto; Clasificación.

________________________________________

Qualidade de vida

A crescente preocupação com questões relacionadas à qualidade de vida vem de um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. Assim, qualidade de vida é abordada, por muitos autores, como sinônimo de saúde, e por outros como um conceito mais abrangente, em que as condições de saúde seriam um dos aspectos a serem considerados (Fleck, Louzada, Xavier, Chachamovich, Vieira, Santos & Pinzon, 1999).

Devido à sua complexidade e utilização por diversas áreas de estudo, conforme aborda Farquhar (1995), a falta de consenso conceitual é marcante. Suas definições na literatura especializada apresentam-se, tanto de forma global, enfatizando a satisfação geral com a vida, como dividida em componentes, que, em conjunto, indicariam uma aproximação do conceito geral. A forma como é abordada e os indicadores adotados estão diretamente ligados aos interesses científicos e políticos de cada estudo e área de investigação, bem como das possibilidades de operacionalização e avaliação.

Dependendo da área de interesse o conceito, muitas vezes, é adotado como sinônimo de saúde (Michalos, Zumbo & Hubley, 2000; Schmidt, Power, Bullinger & Nosikov, 2005), felicidade e satisfação pessoal (Renwick & Brown, 1996), condições de vida (Buss, 2000), estilo de vida (Nahas, 2003), dentre outros; e seus indicadores vão desde a renda até a satisfação com determinados aspectos da vida. Devido a essa complexidade, conforme abordam Dantas, Sawada e Malerbo (2003) e Seild e Zanonn (2004) a qualidade de vida apresenta-se como uma temática de difícil compreensão e necessita de certas delimitações que possibilitem sua operacionalização em análises científicas.

É considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com