TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Desenhos Sob a Visão dos Autores Lowenfeld, Luquet e Piaget

Por:   •  31/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de desenhos sob a visão dos autores Lowenfeld,Luquet e Piaget

Desenho Í . S. (2 anos e 6 meses)

[pic 1]

Í. S. 2 anos e 5 meses

        Por meio da atividade proposta , Í. de 2 anos e 5 meses relata que fez o desenho de um carro; em análise realizada da produção da criança sob a visão de Luquet é possível encontrar várias características que denominam a etapa em que essa criança se encontra, o que se vê é um realismo Fortuito  , ele apresenta um desenho onde foram realizados rabiscos involuntários , mas ao terminar esse desenho a criança ao ser indagada sobre o que tinha desenhado ele diz sem hesitar : “ – é um carro! “. Em meio aos rabiscos aparentemente não intencionais, a criança vê a figura do carro. Ao conversar com a mãe da criança ela relata que o filho tem uma incrível paixão por carros e que o pai também aprecia bastante o objeto (carro), e sempre leva o filho para eventos que envolvem carros.

        Para Lowenfeld, o estágio de tal desenho denomina-se “Estágio das Garatujas ou rabiscação”, é nessa fase que a criança rabisca sem intenção de forma espontânea, porém aos poucos vai assimilando seus movimentos e começa a controlar e organizar mais os seus traçados gráficos, alguns indicando linhas longitudinais e a iniciação da construção de pequenos círculos.

Sob a perspectiva de Piaget a criança encontra-se na fase do estádio sensório-motor, teoricamente o Estágio das garatujas apresenta-se em duas divisões a Garatuja Desordenada e Garatuja Ordenada;  o grafismo analisado é uma garatuja desordenada, nessa fase onde a coordenação viso motora está sendo desenvolvida  a criança encontra-se  em uma aquisição de novos conhecimentos e vivências, ele constrói seu desenho em formas de linhas ora longitudinais , ora circulares, portanto , o que para ele é um carro enquanto desenhava , poderá ser em um outro momento um objeto diferente .

Desenho ( A. 7 anos)

[pic 2]

  1. H. 7 anos – Carro correndo na pista

        A perspectiva que é representada por A. H.  dentro do que descreve Luquet, é a inicialização do Realismo intelectual; existe uma intencionalidade por parte da criança em mostrar o carro e os elementos que o compõe, assim também o lugar e o ambiente que este se encontra.

        A . desenhou rapidamente , mas demonstrou -se bem satisfeito com o resultado de sua produção, ao ser indagado sobre o desenho ele disse ser um carro correndo na pista. Desenha elementos como imagina que são, tendo algumas noções espaciais como céu na parte superior da folha com sol e nuvens ; a estrada onde o carro transita na parte inferior da folha, traz uma fundamentação de onde está a pista (o carro não está flutuando ), há vegetação nessa estrada e a preocupação em ver a grama por baixo do carro traz ainda melhor uma riqueza de detalhe ao desenho.  

        Traçando uma análise sob a visão de Lowenfeld , essa produção apresenta-se dentro do que o autor determina como “terceira etapa ou estágio esquemático” ; o desenho apresenta  tentativas de estruturas , de forma que este apresente-se bem próximo à realidade, há um equilíbrio entre posicionamento da base sendo a estrada e o céu na parte superior da folha , o carro que aparece com suas formas e detalhes e todo o contexto onde este veículo está, é retratado com símbolos que representam bem o ambiente .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (349.8 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com