TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Sensório Motor: Piaget, Luquet e Lowendelf

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

         Introdução teórica

      Jean Piaget

Piaget descreve o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios. Cada estágio contém uma mudança produtiva de um tipo de comportamento ou pensamento para outro.

Estágio Sensório Motor

         O primeiro estágio é o sensório motor, começa de 0 aos dois anos de idade. O bebê nesse período vai evoluindo, no início começa com movimentos involuntários, depois a fazer o exercício com o corpo e a coordenação motora começando a querer pegar tudo que vê, empilhando objetos, aponta aquilo que quer (não tem a fala) e utiliza o corpo para dizer o que ele quer que com o tempo as palavras vão surgindo e aumentando seu vocabulário.

Estágio pré-operatório

         O estágio pré-operatório vai dos dois anos aos 7 anos de idade, onde a criança apresenta um sistema de representação e utiliza símbolos, como palavras para representar eventos, lugares e pessoas.

 Está também na função simbólica, compreensão identidades, compreensão de causas e efeito a capacidade de classificar e a compreensão de número. Como Piaget nos mostra, que as crianças não tem a capacidade de pensar com lógica, até o estágio das operações concretas na terceira fase da infância.

Estágio operações concretas

         O estágio das operações concretas é dos sete anos aos doze anos de idade, a criança pode resolver problemas de maneira lógica, tendo percepção da diferença entre a aparência e a realidade dos objetos entra elas são competentes com os números e capazes de diferenciar a realidade da fantasia.

Estágio operação formal

Por fim, no estágio de operações formais tem início aos 12 anos de idade e estende até a vida adulta. A pessoa pensa, lida com as situações hipotéticas e pensar em possibilidades.

As operações formais dão uma nova maneira de manipular a informação. Os adolescentes não são mais limitados, com isso tem a liberdade de pensar no que poderia ser verdade e não apenas no que é verdade.

Georges-Henri Luquet

Luquet compreende o desenvolvimento do grafismo infantil em quatro etapas importantes, sendo Realismo Fortuito, Realismo Gorado, Realismo Intelectual e Realismo Visual, demonstrando que o desenho sofre mudanças e destacando uma realidade que vai se modificando conforme a criança vai avançando em idade. Para ele a principal característica do desenho infantil é a realidade, onde quando a criança desenha expressa uma intenção.

Realismo Fortuito

          O grafismo começa pelo rabisco, que ainda é muitas vezes encarado de maneira pejorativa, sendo ignorado em favor de um desenho orientado para a representação de uma realidade visual.

                        No Realismo Fortuito a criança começa a fazer traços sem objetivo algum, mesmo sabendo que os riscos realizados podem querer demonstrar um objeto determinado e, a criança não considera a idéia de possuir a mesma habilidade. Podemos identificar nesta fase as famosas “garatujas”, ou seja, “rabiscos” que são os primeiros traços que a podemos observar nos desenhos das crianças.

 

Realismo Gorado

         A segunda fase descrita por Luquet é o Realismo Gorado, quando a criança quer ser realista em seu desenho, reproduzir sua forma. Porém acaba sobrepondo uma fase de aprendizagem onde está cercada de fracassos e sucessos. O exagero das dimensões está presente nesta fase, onde a criança não faz relação entre os elementos do desenho.

Realismo Intelectual

         No Realismo Intelectual a criança tenta reproduzir o objeto representando não só o que se vê, mas tudo o que ali existe e dar a cada elementos para sua forma exemplar. Havendo duas fases: o plano deitado (os objetos não são representados em sua forma real, mas deitados em torno de um ponto, por exemplo, as árvores ficando de cada lado da estrada) e a transparência ou representação paralela do objeto e seu conteúdo, porque a criança mistura pontos de vista diferentes.

Realismo Visual

         É geralmente em torno dos doze anos, podendo ser desde os oito ou nove, que aparece o final do desenho infantil, marcado pela descoberta da profundidade e a subordinação às suas leis, daí uma perda, uma diminuição do progressivo do grafismo, que perde seu humor e tende a utilizar traços de produções adultas. Posições de um objeto (esquerda, direita, acima, abaixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com