TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dissertativa do filme O Divã.

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  2.998 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIRG

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

LORENI T. PEREIRA CORREA

ANÁLISE DISSERTATIVA DO FILME DIVÃ

Profª Kennya

GURUPI – TO

SETEMBRO-2015

PSICOLOGIA 6º PERÍODO

ANÁLISE DISSERTATIVA DO FILME DIVÃ

O filme relata a história de Mercedes uma mulher na faixa dos quarenta anos mãe de dois filhos, situação financeira estável, se considera feliz, vive um casamento perfeito, sua vida é perfeita até demais segundo sua própria análise.  Ela então decide procurar um psicanalista de nome Lopes, ela cismou que precisa descobrir o motivo de sua vida ser tão perfeita.

No fundo ela tem suas frustações  mas não deixa transparecer, é  a partir das sessões de análise que  ela começa a deixar sua resistência de lado e passa a admitir que sua vida, seu casamento , não são tão perfeitos assim, e passa a reconhecer que tem  sonhos que gostaria de viver  e que ainda não viveu, passa a se conhecer. A queixa de Mercedes é se entrou na porta certa, se fez a melhor escolha. A relação entre ela e o terapeuta ocorre dentro do consultório, ora usa o divã, ora a cadeira, no filme a personagem fala com seu psicanalista (que no filme está sempre de costas) como se estivesse falando diretamente com o público. Ela ocupa o papel de narrador e o terapeuta o de ouvinte.

Mercedes sente que sua vida está sem emoção, não se sente segura de si, feliz, quer viver emoções que até então não experimentou, quer sentir-se jovem e por esse motivo passa a envolver-se com homens mais jovens.  O psicanalista permanece como ouvinte o tempo todo, o que ela precisa é que alguém a ouça e o psicanalista a acompanha na sua caminhada, rumo a mudanças que vão acontecendo em sua vida ao longo do filme.

 Mercedes nega-se a sofrer e elaborar o luto pela perda da mãe, usando como mecanismo de defesa a negação falando  que foi forte e que não chorou na morte de sua mãe, outro mecanismo é a racionalização, quando ela fala que esta tudo bem quanto a seu marido ter um caso,  e a sublimação, quando ela fala sobre os quadros que pinta, mas fala que não quer ser conhecida, somente quer pintar.

Mercedes se dá alta terapêutica, acha que já atingiu o seu autoconhecimento e que  portanto já pode seguir sua vida sem seu terapeuta, sendo capaz de enfrentar os problemas que aparecerem em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com