TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Feitiço do Tempo

Por:   •  20/4/2017  •  Resenha  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  1.686 Visualizações

Página 1 de 6

Prática 3 – Análise do Filme “Feitiço do Tempo”

(Relatório – valor: 0,5)

  • Caracterize o repertório comportamental do personagem no início do filme.

O personagem apresentava um repertório comportamental de contingências em geral aversivas para aqueles que o rodeavam. Phil tinha um humor sarcástico, era egoísta e se achava melhor do que os outros. Pouco falava com as pessoas, e, quando falava, por vezes havia desdém em suas palavras.

  • O que podemos dizer sobre sua variabilidade comportamental?

O comportamento de Phil varia muito no decorrer do filme, pois as contingências propiciam essas mudanças. No princípio ele se mostra uma pessoa politicamente correta, pois era sendo assim que ele conseguia os reforços necessários à manutenção daquele comportamento. Mas ao perceber que não importando o que ele fizesse o dia iria se repetir – ou seja, qualquer comportamento que ele tivesse não seria punido por mais de um dia –, ele passa a apresentar um comportamento desregrado, exercendo respostas de esquiva – uma vez que ele já sabe o que irá suceder sua ação – como forma de aproveitar a vida, sabendo que nada de ruim lhe ocorrerá de fato. Após um tempo ocorre uma nova mudança nas contingências: nem os reforçamentos positivos e negativos (conseguir o que quer, ou remover o que não quer) conseguem mais animá-lo, e ele perde as esperanças de que conseguirá viver outro dia; então as contingências são colocadas em extinção, e ele entra numa espécie de depressão, querendo acabar com a própria vida para não carregar o fardo de viver o mesmo dia para sempre. Já do meio para o fim do filme, ele percebe que não há como fugir daquela situação até então aversiva e passa a gerar novas contingências: reforça positivamente as pessoas, prestando mais atenção a elas, percebendo a importância de cada uma e ajudando-as no que lhe era possível ajudar.

  • Que tipo de conseqüência seu padrão comportamental tende a produzir nas suas relações com seus colegas de trabalho e com as pessoas em geral? Ilustre a resposta com cenas do filme. Especifique uma contingência.

O padrão comportamental de Phil costumava gerar conseqüências aversivas para quem o rodeava. Um exemplo claro se evidencia na cena em que Phil informa aos colegas de trabalho que não ficará no hotel que foi reservado para eles, pois o local estava abaixo do seu padrão sócio-econômico. A contingência foi um reforçamento negativo, que fez com que seus colegas apresentassem resposta de fuga para retirar aquele estímulo aversivo que ele causou.

Phil tornou-se um agente aversivo para seus colegas de trabalho. Isso fica explicito na cena que Phil acorda novamente (queixando-se) sobre estar no mesmo dia e indo fazer a mesma reportagem. Inicia a reportagem dirigindo-se a marmota de forma perjorativa chamando as pessoas de hipocritas. Seu colega demostra insatisfação com o que phil esta dizendo, e phil pergunta se ele gostaria de fazer a reportagem no lugar dele: "Desamarre essa lingua venha aqui e fale". Dirije a colega de forma grosseira. Podendo então ser observado o olhar de reprovação dos colegas Phil. O que poderia ser considerado uma punição positiva porque diminuiria a probabilidade desse comportamento grosseiro de Phil voltar a ocorrer, pois há adição de um estimulo aversivo(olhar de reprovação). Mas isso não acontece o que possivel notar nas cenas seguintes onde o comportamento grosseiro volta a ocorrer, levando-nos a inferir que tal comportamento mantém seus colegas distantes (seus colegas podem ser aversivos para Phil). Sendo então reforçado negativamente.  

  • Como podemos compreender a “depressão” do personagem e suas tentativas de suicídio?

As contingências foram postas em extinção, pois as conseqüências já não eram mais reforçadoras para Phil. Até certo momento, comportamentos que traziam para Phil uma conseqüência positiva tendiam a ocorrer em situações semelhantes; mas isto era a curto prazo, uma vez que no dia seguinte as situações voltavam a ocorrer, gerando-lhe cansaço, tédio. Diante da impossibilidade de remover a situação aversiva – viver sempre o mesmo dia –, Phil resolve tirar a própria vida.

  • Que contingências são determinantes para o processo de mudança que o personagem vive? Como o processo de mudança ocorreu, isto é, que processos explicam a mudança comportamental de Phil?

Contingências de reforçamento positivo e negativo. Phil começa a se apaixonar por sua colega de trabalho, e estar com ela passa a ser um reforço positivo, que lhe gerava conseqüências desejáveis. Ele passa a aprender as coisas que ela gosta e também as que ela não gosta, e isto lhe possibilita remover os estímulos aversivos que se fazem presentes quando ele faz algo que não agrada a moça (reforçamento negativo). Aos poucos, Phil se conforma com o fato de que não irá viver outro dia, e a partir daí vai se sensibilizando com as pessoas que sempre estiveram ao seu redor e ele, por egocentrismo, não percebia. Ajudar as pessoas torna-se uma conseqüência agradável para o rapaz, e isto faz com que ele ajude cada vez mais às pessoas que precisam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com