TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Poder: resumo da série Prison Break

Por:   •  6/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Poder: resumo da série Prison Break

O irmão de Michael Scofield, Lincoln Burrows, está no corredor da morte e será executado em alguns meses, após ser condenado por um assassinato, que Michael está convencido que Lincoln não cometeu. Michael decide assaltar um banco para ser preso e levado para a Penitenciária Estadual Fox River, o mesmo local onde seu irmão está a cumprir pena. Uma vez lá dentro, Michael — um engenheiro estrutural com as plantas da prisão tatuadas no corpo — começa a executar um elaborado plano para libertar Lincoln e provar sua inocência, para isso, ele começa a tentar fazer uma espécie de ‘’aliança’’ com alguns integrantes da prisão. “Pessoas que podem facilitar seu plano e então sua fuga, através do ‘‘poder” que cada um deles possui ali.

- O poder deve ser analisado como algo que circula, que funciona em cadeia. Nunca está localizado aqui ou ali, nunca está nas mãos de alguns, nunca é apropriado como riqueza ou bem. O poder funciona e se exerce em rede. Os indivíduos, em suas malhas, exercem o poder e sofrem sua ação. Cada um de nós é, no fundo, titular de um certo poder e, por isso, veicula o poder.

Ao longo dos episódios, 1 e 2, é possível ver que ele não precisa só de um, mas de vários, que ali dentro exercem algum tipo de poder, que vão ou não, abrindo portas pra ele. E esse tal poder, sempre trás alguma conseqüência, para quem o exerce, e para os demais. Como foi dito no trecho do texto, a cima.

   Onde há poder há resistência, não existe propriamente o lugar de resistência, mas pontos móveis e transitórios que também se distribuem por toda a estrutura social. A guerra é luta, afrontamento, relação de força, situação estratégica. Não é um lugar que se ocupa, nem um objeto que se possui. Ele se exerce, se disputa. Nessa disputa ou se ganha ou se perde.

É possível ver isso na serie também, sempre há uma resistência nas formas de poder lá dentro, e isso fica claro e uma briga imensa a troco de poder, entre negros e brancos, que cravam uma ‘’guerra” para provar quem tem mais poder.

Até mesmo a condenação do irmão de Michael, foi através do poder exercido pelas pessoas por trás do assassinato, as provas foram implantadas por pessoa “importantes”, com influencia, para encobrir o real assassino, que é outro possuidor desse poder.

Nayara Parma 5º U

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com