TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Tomboy em relação ao Falo

Por:   •  9/12/2015  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

No filme Tomboy, Laure, uma menina que ao ser confundida como menino, passa a fingir ser um para os novos vizinho do bairro. No decorrer do filme, notamos que Laure é uma criança com dificuldades para reconhecer o seu próprio corpo, agindo e vestindo-se como um menino, pois sente-se desconfortável no corpo que possui, onde ficam claros os elementos da identidade de gênero, mas, não se pode definir a sua identidade pois esta ainda está em construção.

Em um certo momento do filme, onde Laure está jogando futebol com as outras crianças e vê um menino fazendo xixi, sente-se incomodada ao ver que é incapaz de fazer xixi em pé e se retira para um lugar sozinha, onde ninguém possa ver que ela é uma menina, pois isso seria motivo de constrangimento não ter o poder que acreditava que pênis permitia, notamos então que ela revive um momento da castração feminina.

Em outro momento há uma inveja de Laure por um pênis masculino que torna  novamente o complexo de castração, acreditando que esse seja o objeto de poder que lhe  permitiria se igualar aos meninos. Vemos que seu desejo de possuir um pênis torna-se seu falo, pois seria a representação psíquica do poder que tanto almejava.

Um outro aspecto do falo presente no filme encontra-se na relação de Jeanne, irmã de Laure com a mãe, pelo fato dela estar grávida, Jeanne deixa de ser o falo da mãe, ao término da relação simbiótica desta com a mãe há um processo de castração. Jeanne não aparenta aceitar a chegada do novo irmão, vemos isso no momento em que ela fala que o bebê vai cair pelas pernas da mãe pelo motivo da mãe não ir levar ela e o irmão para passear, quando usa a expressão barriguda no lugar de grávida e perguntar se o bebê havia morrido pelo falo de não escutar ele mexendo na barriga da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com