TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégicas Pedagógicas

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3
  • Estratégicas Pedagógicas: Com o padrão de desatenção o TDAH (transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) interfere no aprendizado e no desenvolvimento do aluno, que futuramente pode prejudicar sua vida adulta, considerando a procura por emprego e seus rendimentos individuais. Por isso o objetivo dos profissionais da educação é cada vez mais se capacitar para auxiliar e melhor administrar suas aulas.

Por causa dos fatores descritos, podemos imaginar a dificuldade na aprendizagem das pessoas com TDAH, todos os dias os educadores trabalham para ajudar e elevar a qualidade de ensino dessas pessoas, profissionais se capacitando cada vez mais para lidar com as diferenças de aprendizagens. Sempre adotando os melhores métodos e estratégias para aplicar em salas de aula, podemos ressaltar a importância da família nesse período de aprendizagem, devemos cada vez mais inserir os pais nas atividades de seus filhos, incentivando e explorando as habilidades dos seus filhos.

  • Variar a rotina: Toda criança gosta da prática, principalmente alunos com TDAH eles tendem a ficar entediados muito rápido, por isso é importante várias os métodos de ensino, aplicando aulas práticas e incluindo os computadores, livros, desenhos e objetos de interesse dos alunos e brincadeiras ao ar livre, sempre que possível colocando a criança em posição de líder, onde ela pode explorar e tomar decisões.

Quando o professor está presente de corpo e alma se dedicando ao máximo as aulas são mais proveitosas, os alunos gostam quando os professores fazem a interpretação de histórias e filmes, transmitindo sensações boas aos alunos.

  • Aplicar o reforço positivo: O reforço positivo na Educação Infantil acontece sempre moldando o comportamento, enfatiza sempre coisas boas e visa o melhor às crianças. Ex: Cada vez que o aluno se empenhar para desenvolver determinada atividade, podemos recompensá-la com um objeto de seu agrado. Visando que crianças com TDAH precisam de incentivo e encorajamento para realizar suas atividades cada vez com mais êxito. Isso faz com que elas acreditem em si mesmas.

  • Boa comunicação com a família: Uma criança que mantem uma boa relação com seus familiares desenvolve melhores resultados, pois a família é a base da criança, a criança se espelha em seus pais e observam cada detalhe. É interessante os pais separarem um material que pode ser utilizado como um meio de comunicação, entre os educadores e os familiares.

Ex: Um livro de domínio e total escolha do aluno, onde o aluno pode decorar da maneira que quiser, esse livro ou caderno vai ser uma forma de comunicação e registro das atitudes da criança.

O Ambiente escolar:

Quando é apresentado para o aluno um ambiente agradável e seguro, o desenvolvimento dessa criança é maior, a escola precisa fornecer subsídios para os professores, onde regularmente deve ser estabelecida reunião semanais entre os pais e profissionais da educação. Sempre priorizando o bem estar dos alunos.

 

Atribuições dos profissionais:

Sempre que possível o professor deve ajudar os alunos a organizar seus armários e pertenceis.

Incentivar a organização das atividades desenvolvidas em sala de aula, sempre com o foco em trabalhar na criança a organização, devemos ressaltar que é primordial um armário organizado, facilitando as atividades diárias.

Referências

https://tdah.org.br/tdah-e-escolas/

https://www.ufpe.br/documents/39399/2404382/OLIVEIRA%3B+LIMA%3B+CAVALCANTI+-+2016.2.pdf/d25d7b85-ac6b-4de8-85c8-f930a1a4e09d

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com