TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Etapas Para Um Atendimento Psicológico Infantil

Por:   •  2/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmica: Ana Paula Pipino

Professora: Dalila Mateus Gonçalves

Curso: Bacharel em Psicologia

Disciplina: Psicologia Existencial Humanista

Ano: 2023

ETAPAS PARA UM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL

O atendimento psicológico com crianças é fundamental ter uma metodologia bem definida, para executar melhor todo o processo em cada etapa:

  • Contato inicial;
  • Anamnese;
  • Avaliação;
  • Devolutiva inicial;
  • Intervenção;
  • Mensuração dos resultados;
  • Finalização do caso.

O contato inicial é com os pais, para entender sobre o que é terapia, qual a maneira do trabalho a ser exercido pelo terapeuta, a queixa principal ou seja a dificuldade que está tendo para ajudar no desenvolvimento da criança, entre outros assuntos importantes.

A anamnese também será realizada com os pais, nessa entrevista deve se perguntar absolutamente tudo que for necessário para entender o contexto da criança, o histórico do paciente e da família, para entender o que está acontecendo com a criança, é importante que seja uma anamnese completa.

A avaliação irá ter o primeiro contato com a criança que vai avaliar a criança, diante da demanda da queixa principal que os pais denominam estar com dificuldades. Nessa etapa que geralmente dura de 5 a 10 sessões, será avaliada a criança com testes formais e observação clínica.

A devolutiva inicial é uma das etapas no atendimento psicológico infantil mais simples, nessa sessão, será apresentado o resultado dos testes executados durante a avaliação para que os pais entendam de fato o que pode estar acontecendo com a criança.

É uma devolutiva breve e curta, mas que deve explicar os resultados dos testes e quais será o plano de intervenção com a criança.

Depois da intervenção vem a mensuração de resultados, em um período em conjunto com os pais, deve se mostrar os resultados obtidos do atendimento psicológico, e assim sucessivamente após um período de intervenção e avaliação continua, entregar os resultados alcançados e algo mais que precisar ser obtido pela demanda do paciente.

A finalização do caso ocorre pode ocorrer por diversos motivos finalização pelos próprios pais, mudança de cidade etc. ou quando o atendimento atinge seu objetivo principal.

De acordo com o artigo “Análise Psicológica de um caso clínico infantil na perspectiva Humanista”.

Descreva como faria uma intervenção na abordagem humanista.

O paciente uma criança de quatro anos, de acordo com as queixas dos responsáveis a falta de limites, intolerância, agressividade e não saber brincar.        

A intervenção psicológica seria com a técnica de ludoterapia que eu faria com a criança de quatro anos, seria de início no primeiro contato uma triagem com os pais, após a anamnese onde acontece a entrevista de dados que abrange um todo sobre a criança, sobre família, escola, como foi a gestação e mais diversos detalhes a ser perguntado para o responsável, dessa maneira teria uma base sobre a criança para dar início ao atendimento direto com a criança.

Primeiro contato com a criança seria um acolhimento de boas-vindas naquele ambiente, já avaliando seu comportamento e atitudes. Receber a criança de forma ativa com brincadeira e propor algumas situações que a própria criança possa me trazer e apresentar e dirigir a ela sobre como será os nossos encontros e explicando sobre o que nós iremos fazer a realizar na terapia comigo, colocando combinados e limites nas suas ações diante a sala de atendimento.

Uma das intervenções seria o desenho livre e canetas em diversas cores, diante durante a realização do desenho surge perguntas que faria a criança conversar dizer o que sente, e ao desenhar pode se colocar os seus conflitos internos dessa maneira internalizando em forma de desenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com